Incidência de lesões graves na medula aumenta no verão, diz médico

Publicado em 18/01/2020, às 07h53
Marcelo Camargo - Agência Brasil -

Agência Brasil

A incidência de lesões graves na medula (trauma raquimedular) aumenta no verão. O alerta é da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

LEIA TAMBÉM

Segundo a SBC, no verão, os acidentes causados pelo mergulho em águas rasas constituem a segunda principal causa das lesões medulares. Fora da estação quente, tais acidentes ocupam a quarta posição.

Entre as vítimas deste tipo de acidente, 90% são jovens, na faixa etária de 10 a 25 anos. “Na totalidade, esses casos são graves. O [resultado] mais frequente é a tetraplegia, em que os pacientes perdem os movimentos do pescoço para baixo. E esse trauma, da lesão medular, por acidente de mergulho, pode vir ainda acompanhado por um traumatismo craniano”, ressaltou o médico André Sugawara, especialista em fisiatria da Rede Lucy Montoro de Reabilitação.

De acordo com o médico, a prevenção é o melhor caminho para evitar um acidente ao mergulhar.

As recomendações principais são: não exagerar no consumo de bebida alcoólica e jamais mergulhar de cabeça. “Não existe profundidade segura. Qualquer mergulho é passível de resultar em um traumatismo na coluna. Entre andando na água e saia andando”, aconselhou Sugawara.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais dez policiais são denunciados por crimes na Operação Contenção Família catarinense tem sete netos bilionários, herdeiros da WEG, na lista da Forbes Moraes pede ao Itamaraty informações sobre agenda de assessor de Trump Dentista é indiciado por estuprar 10 crianças e adolescentes no PR