Índia e Paquistão negociam entrada na Organização para Cooperação de Xangai

Publicado em 29/10/2015, às 10h00
-

Redação


O roteiro para a adesão da Índia e do Paquistão à Organização para Cooperação de Xangai (SCO) foi elaborado e apresentado para os Estados-Membros, de acordo com a assessoria de imprensa da Estrutura Regional Antiterrorista da SCO.

"O roteiro para conceder à Índia e ao Paquistão a qualidade plena de membro da SCO foi elaborado em conformidade com as decisões do Conselho dos Líderes dos Estados-Membros da SCO em 10 de julho de 2015 em Ufá", diz o comunicado.

O plano foi discutido na reunião dos coordenadores nacionais da SCO em Pequim na semana passada, segundo a assessoria de imprensa. Espera-se que a implementação do roteiro seja discutida na reunião do Conselho de Chefes de Governo da SCO, em dezembro na China.

A SCO é uma aliança política, econômica e militar, fundada em 1996, composta por seis Estados-Membros, incluindo a Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. A decisão de iniciar o processo de inclusão da Índia e do Paquistão na organização foi feita durante a reunião de julho, na cidade russa de Ufa.

No momento, a Índia e o Paquistão, bem como a Mongólia, Irã e Afeganistão mantêm o status de observadores, enquanto a Bielorrússia, Turquia e Sri Lanka são parceiros no diálogo com a SCO.



Fonte: EBC


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias