Indicado pelo Brasil, Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Publicado em 20/11/2022, às 14h15
Antonio Cruz / Agência Brasil -

Agência Brasil

Indicado pelo governo brasileiro, Ilan Goldfajn foi eleito hoje (20) presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Goldfajn vai substituir o norte-americano Mauricio Claver-Carone.

LEIA TAMBÉM

O presidente do BID, que conta com 48 países membros, é eleito para um mandato de cinco anos. Além do Brasil, outros quatro países – Argentina, Trinidad e Tobago, México e Chile – tinham  indicado candidatos para a presidência do banco.

Ex-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn comandou o Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019. Entre 2000 e 2003, foi diretor de Política Econômica da mesma instituição.

A eleição no BID ocorre após a saída do norte-americano Mauricio Clavier-Carone. Indicado para presidir a instituição pelo ex-presidente Donald Trump. Ele foi destituído em assembleia, no dia 26 de setembro, sob a acusação de relações íntimas com uma funcionária e de retaliar funcionários que denunciaram a relação. O banco está sob comando temporário da hondurenha Reina Irene Mejía, vice-presidente do organismo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeos: raio azul raríssimo é registrado durante tempestade na Argentina Após bebê perder o interesse por brinquedos, família descobre diagnóstico raro e grave Conselho de Segurança da ONU avalia operação militar em Hormuz, e Irã alerta contra 'ação provocativa' Menos de 24 h após ré por racismo voltar à Argentina, pai é filmado imitando macaco