Indicado pelo MDB, Renan Filho será o ministro dos Transportes de Lula, diz portal

Publicado em 28/12/2022, às 18h02
Agência Alagoas -

Carlos Madeiro/Uol

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) será o ministro dos Transportes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A oficialização deve ocorrer amanhã.

LEIA TAMBÉM

O nome de Renan para a pasta foi definido em reunião do partido na última quinta-feira. Segundo apurou a coluna hoje, o presidente aceitou o nome, acertou detalhes e falta apenas o anúncio —que deve ocorrer junto com o de outros nomes do primeiro escalão.

A escolha de Renan veio da bancada do MDB no Senado. Filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ele também é senador eleito por Alagoas em outubro e iria assumir o mandato em fevereiro de 2023. Em seu lugar deve assumir o primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB).

Renan Filho chegou a ser cotado para os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, mas o MDB entendeu que seria melhor indicar o alagoano para a pasta de Transporte. Simone Tebet (MDB-MS) foi quem ficou com o Planejamento.

Pesou a favor de Renan o favor o fato de o estado de Alagoas ter melhorado a malha viária. Segundo o último anuário da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021 Alagoas tinha 73% das rodovias estaduais consideradas ótimas ou boas, o melhor índice entre todos os estados.

Nordeste em alta. Quando oficializada, a indicação de Renan será o quinto nome em ministério de Lula de um governador que estava ou está em fim de mandato no Nordeste.

Também serão ministros da safra de governadores do Nordeste:

Camilo Santana (PT-CE) - Educação
Rui Costa (PT-BA) - Casa Civil
Flávio Dino (PSB-MA) - Justiça
Wellington Dias (PT-PI) - Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Além deles, a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), será secretária executiva de Camilo Santana no Ministério da Educação.

Já a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B) será a ministra da Ciência e Tecnologia.

Outros três nomes do Nordeste ainda vão comandar ministérios:

Márcio Macêdo (PT-SE) - Secretaria-Geral da Presidência
José Múcio (sem partido) - Defesa
Margareth Menezes (sem partido) - Cultura

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC