Indiciado por importunação sexual, padre de Penedo é alvo de nova denúncia e tem pistola apreendida

Publicado em 16/07/2025, às 12h35
Padre Vanderley da Silva Costa - Foto: Reprodução

Eberth Lins

O padre Vanderley da Silva Costa, ex-administrador da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, em Penedo, interior de Alagoas, foi indiciado por crimes de importunação sexual, informou a Polícia Civil (PC) nesta quarta-feira (16).

LEIA TAMBÉM

"Após análise minuciosa dos depoimentos e demais provas reunidas durante as investigações, foi decidido pelo indiciamento do padre", afirmou a PC.

Além do indiciamento, referente a denúncias registradas no mês de junho, o delegado Rômulo Andrade, titular da Delegacia Regional de Penedo, confirmou ao TNH1 que o sacerdote voltou a ser denunciado por assédio sexual por outra vítima.

"Agora é um outro caso de assédio e a vítima solicitou medida protetiva. Dentre as medidas da polícia, nós solicitamos a suspensão do porte e posse e a apreensão da arma dele", informou o delegado, acrescentando que o padre é Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).

Com a nova denúncia, o registro de CAC do padre foi suspenso por determinação da juíza Luana Cavalcante de Freitas, da Comarca de Penedo. "Nós demos cumprimento ao mandado de busca e apreensão, ele não estava em casa, mas depois ele apresentou essa arma na delegacia e ela foi apreendida", contou Rômulo Andrade.

O sacerdote também responde pelo crime de ameaça depois de supostamente intimidar um fiel em um grupo de whatsapp.

A reportagem tentou falar com a defesa do padre, mas não conseguiu contato até a publicação deste material. O espaço está aberto para manifestação. 

A Diocese de Penedo também foi procurada e disse ainda não ter sido comunicada do indiciamento, mas que "acompanha o inquérito e se coloca à disposição para qualquer necessidade das autoridades policiais".

A Diocesse confirmou ainda que há dois processos canônicos, isto é, procedimentos jurídicos dentro da Igreja Católica em desfavor do padre Vanderley. "De modo que as duas investigações andam juntas e, ao mesmo tempo, independentes", informou.

Há exato um mês, no dia 16 de junho, o bispo diocesano de Penedo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos afastou o padre Vanderley da Silva Costa da função de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Na mesma data, Diocese também informou que abriu uma investigação para apurar as denúncias contra o sacerdote.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE