Inep prorroga prazo para pagamento da taxa do Enem 2020

Publicado em 02/06/2020, às 13h05
Foto: Gabriel Ramos/Shutterstock -

Brasil Escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na manhã desta terça-feira, 2 de junho, a prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes poderão pagar o boleto até 10 de junho. 

LEIA TAMBÉM

Emita novo boleto na Página do Participante a partir de 3 junho

De acordo com a nota, os participantes que não fizeram o pagamento da taxa de R$ 85 deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta-feira, 3 de junho, e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

O Inep informou que cerca de 300 mil inscritos dos ainda não pagaram a taxa do Enem 2020. De acordo com o instituto, mais de 5,7 milhões de inscrições já foram confirmadas. 

As inscrições confirmadas contemplam os isentos do pagamento da taxa de inscrição e os participantes que já pagaram os boletos. 

Nome Social

Travestis e transexuais podem solicitar o atendimento pelo nome social até a próxima sexta-feira, 5 de junho. Veja como fazer a solicitação

O resultado das solicitações é divulgado individualmente, na Página do Participante. Estudantes com pedidos negados poderão recorrer em até três dias com o envio de documentação comprobatória.  

Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 foram encerradas em 27 de junho, prazo que havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). O balanço de participações totais (antes da confirmação dos pagamentos da taxa) registrou 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a prova digital. 

O Enem ainda não tem as novas datas de aplicação definidas, já que o exame foi adiado entre 30 e 60 dias do prazo estabelecido no edital (novembro de 2020). O cronograma de aplicação das provas impressas e digitais será divulgado após enquete realizada com os inscritos. 

O Enem 2020 é a primeira edição com a edição digital. Apesar da aplicação em computadores, as provas terão o mesmo formato da versão impressa: dois dias de exame e 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e uma redação. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda