Infestação de lagarta-de-fogo no Vera Arruda; biólogo explica fenômeno

Publicado em 30/07/2025, às 14h01
Moradores registram infestação de lagarta de fogo no Vera Arruda - Reprodução / TV Pajuçara

TNH1 com TV Pajuçara

Moradores da Jatiúca registraram, nos últimos dias, infestação de lagartas-de-fogo em um trecho do corredor Vera Arruda, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

O biólogo Carlos Fernando, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, explicou o motivo da alta quantidade de insetos na região.

"Lagartas são fases intermediárias do ciclo de vida de borboletas e mariposas. Neste caso, estamos vendo o ciclo de vida de uma mariposa. Essas mariposas têm preferência em depositar seus ovos em cajueiros e aroeiras. Cada fêmea de mariposa deposita em média 104 ovos em cada árvore dessa. Esses ovos vão eclodir para lagartas e as lagartas vão se alimentar e crescer até a fase de casulo. E daí sair uma nova mariposa".

Reprodução / TV Pajuçara

 

"Todo esse período dura em torno de mais ou menos 118 dias, que é o tempo necessário desde o ovo até a fase adulta da mariposa. O período de chuvas é o que mais as mariposas depositam seus ovos e aparecem as lagartas".

O biólogo destacou que a recomendação é não se aproximar ou tocar no animal, já que o contato pode provocar queimadura.

"Quanto ao controle, não existe forma eficiente de controle. O que nós também aconselhamos é que as árvores sejam podadas o mais vertical possível. Os galhos que estejam se espalhando de forma horizontal, eles sejam podados para que diminua a área de oviposição dessas mariposas. No mais, é observar o ciclo de vida natural dessas espécies, porque são importantíssimas, já que as mariposas saem à noite e polinizam as flores durante todo o período noturno".

O Fique Alerta esteve no local, nesta quarta-feira, 30, e mostrou imagens do local. Assista no vídeo abaixo:

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA