Influencer mexicana que fazia apologia ao 'narco' é achada morta com o marido e os filhos em picape

Publicado em 29/08/2025, às 16h09
- Foto: Reprodução/Redes Sociais

Extra Online

Mais um crime envolvendo uma influencer abalou o México nesta semana.

Os corpos de Esmeralda Ferrer Garibay, mais conhecida nas redes sociais como Esmeralda FG, juntamente com o do marido e os dos dois filhos menores foram achados mortos dentro de uma picape em Guadalajara (México), uma cidade que vem experimentando nos últimos anos o crescimento da onda de violência ligada ao narcotráfico.

Os cadáveres das vítimas, mortas a tiros, foram identificados na quinta-feira (28/8) pela Procuradoria-Geral do Estado de Jalisco. Além de Esmeralda, que tinha 32 anos, morreram o marido, Roberto Carlos Gil Licea, de 36, Gael Santiago, de 13, Regina, de 7, os dois filhos do casal.

A família havia se mudado recentemente para a região metropolitana de Guadalajara, contou o site "Infobae". Segundo as autoridades, o marido dela atuava no ramo de venda de veículos e cultivo de tomate em Michoacán, o que poderia ser fachada para a lavagem de dinheiro do crime.

Esmeralda começou as atividades no TikTok em em 2020 com vídeos de dublagem e evoluiu para clipes relacionados ao luxo — exibindo-se com artigos de grifes como Gucci, Louis Vuitton, Dior, Dolce & Gabbana e Versace — e ao estilo de "perua". Algumas de suas postagens mais polêmicas apresentam frases provocativas como "Vantagens de ter um namorado narcotraficante", e a maioria foi musicada com narcocorridos (ritmo musical liga ao crime organizado), alguns fazendo alusão aos famosos irmãos Beltrán Leyva.

Autoridades estaduais esclareceram que as atividades on-line de Esmeralda FG não estão listadas como o motivo principal do crime. O foco principal está nas atividades comerciais e agrícolas de seu marido. O crime ocorreu em 22 de agosto, mas só nesta semana autoridades revelaram as identidades das vítimas, a fim de não prejudicar a investigação, segundo reportagem do jornal "El Universal". Na segunda-feira (25/8), os corpos foram entregues a familiares.

Em maio, outra influencer foi assassinada em Zapopan, na região metropolitana de Guadalajara. Valeria Márquez, que tinha de 23 anos e era dona de um salão de beleza na região. Ela foi morta a tiros durante uma transmissão ao vivo no TikTok. O atirador entrou no estabelecimento dela sob o pretexto de dar um presente à jovem e atirou pelo menos duas vezes, em sua cabeça e seu peito. O crime até hoje não foi esclarecido, embora suspeite-se de envolvimento de um ex-namorado de Valeria, que tem ligações com o narcotráfico.

Também despertaram interesse da polícia Erika, amiga que trabalhava no salão de beleza de Valeria e que aparece desligando a câmera do celular após a amiga ser executada, e Vivian de la Torre, que, durante a transmissão, teria enviado mensagens a Valeria pedindo que ela permanecesse no local onde foi assassinada..

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ataque russo em larga escala atinge prédios e mata ao menos 22 pessoas na Ucrânia Noivo morre em queda de helicóptero momentos após deixar festa de casamento Filhote de gorila nasce após cesariana de emergência em caso raro da espécie Obra de arte com banana avaliada em R$ 34 milhões é roubada em museu