Influenciador deixa cobra picá-lo mais de 50 vezes; veja vídeo e entenda os riscos

Publicado em 18/06/2023, às 22h36
Reprodução -

Itatiaia

O influencer digital Jesse Rothacker, do canal Forgotten Friend Reptile TV, divulgou no YouTube um vídeo em que aparece sendo mordido, várias vezes, por uma cobra. O material viralizou com mais de 100 mil visualizações em cinco dias e cerca de 120 comentários, a maior parte dizendo que achou a cobra “muito fofa" e o vídeo, “divertido”.

LEIA TAMBÉM

Logo no início, as imagens mostram Jesse caminhando por uma trilha e , quando se depara com o réptil. De forma espontânea, ele aproveita o momento inusitado para explicar as características da espécie.

“Algumas pessoas veem o padrão acobreado e acreditam automaticamente ser uma outra espécie de cobra, uma cabeça-de-cobre”, disse Jesse, que mora na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Enquanto o rapaz lida com a serpente, a cobra o pica mais de 50 vezes.  Curioso é que a cada picada, a cobra faz um barulho alto e Jesse solta uma risada que dá a impressão de que ele está se divertindo muito.

Ele prossegue com a maior naturalidade. “O que eu notei sobre as leiteiras-orientais, mais do que em outras cobras, é que elas lhe darão uma pequena mordida defensiva e simplesmente se soltarão. Elas parecem estar testando a pessoa”, explicou.

‘Não é bom tomar mordida de animal que não escova os dentes’

O herpetologista Henrique Abrahão, do canal “Biólogo Henrique, o Biólogo das Cobras”, disse ao portal da CNN que a serpente, de fato, se trata da espécie milk snake, cujo nome científico é Lampropeltis triangulum. Além disso, não é peçonhenta, ou seja, não possui toxinas.

O réptil, que pode ter de 60 centímetros a quase 1 metro de comprimento, possui como característica o “gostar” de morder, mas não apresenta riscos, por não ter veneno.

De acordo com Henrique, as mais de 50 mordidas que ele tomou, não adiantam de nada. O que pode acontecer é um dente ficar na pele da pessoa e talvez trazer uma infecção, mas isso é extremamente raro.”

“É óbvio que não é bom tomar mordida de animal que não escova os dentes, visto que é possível pegar uma infecção bacteriológica. Não tem nenhum problema, justamente por não ser peçonhenta”, assegurou.

O que fazer em caso de picada?

No Brasil, em casos de acidentes envolvendo picadas de cobras, segundo o biólogo, é fundamental realizar os primeiros socorros e manter a calma. 

“Além disso, não é necessário manusear a serpente. Caso esteja com o celular, a pessoa pode gravar imagens do animal, em uma distância considerada segura, e apresentá-las ao pronto socorro. Inclusive o individuo que levou a picada deve permanecer em repouso, hidratar-se e manter o local do ferimento elevado”, disse Henrique à CNN.

Sobre o que não fazer, o especialista enfatizou:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos