Ingerir açúcar depois de beber engana bafômetro? E aí, é fake?

Publicado em 23/10/2018, às 13h43
-

Letícia Sobreira* com Redação

Dando continuidade à série que desvenda notícias curiosas que circulam na internet, Nathália Lopes, repórter da TV Pajuçara, buscou a verdade sobre um vídeo que muitas pessoas têm compartilhado em suas redes sociais, onde um homem afirma que comer açúcar depois de ingerir bebida alcoólica pode enganar o bafômetro.

LEIA TAMBÉM

No vídeo, o homem toma um gole de vinho e faz o teste no bafômetro, que mostra um resultado positivo – acusando álcool no sangue. Depois de comer uma colher de açúcar, o bafômetro mostra um resultado negativo. Saiba a verdade:

Confira o que disse o Tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação Lei Seca Alagoas, do DETRAN-AL:

“Esse efeito acontece porque se a pessoa não bebeu e acabou de ingerir um gole de bebida alcoólica, como vinho ou cerveja, o álcool fica no trato superior da boca e a pessoa pode lavar com açúcar, água, ou vinagre que quando for fazer o teste novamente, o resultado dará zero. Porque o álcool desceu para o organismo e ainda está processando para ir para o sangue. Só com cerca de 10 minutos depois de ingerir a bebida alcoólica é que será acusado no teste do bafômetro. Aí a pessoa pode ingerir açúcar e mais açúcar e não vai baixar, só depois do tempo necessário para aquele álcool saia do organismo.
Se a pessoa bebeu, o correto é evitar dirigir ou aguardar o tempo necessário para que o álcool saia do organismo e a pessoa esteja em condições de dirigir.”

*Estagiária sob supervisão da editoria
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular