Iniciativa para inserção de jovens periféricos no audiovisual abre inscrições em Maceió

Publicado em 09/07/2025, às 09h50
Inscrições para atividade educativa gratuita com foco em direção audiovisual já estão abertas - Foto: DG Films

Assessoria

Vinícius Gomes, produtor audiovisual alagoano, anuncia a terceira edição do 7Aberto, projeto com foco na educação e inserção de jovens periféricos no audiovisual, que acontece em Maceió nos próximos dias 13 e 20 de julho. A atividade gratuita já está com inscrições abertas e oferece a experiência de vivenciar um set de gravações, unindo conhecimentos práticos e teóricos.

LEIA TAMBÉM

O 7Aberto dedica-se a incentivar o ingresso de jovens  no mercado audiovisual, propor formação para profissionais iniciantes e oferecer gratuitamente a produção de clipes para artistas do Hip Hop em Alagoas. Durante as oficinas formativas, Vinícius, idealizador da iniciativa, abre seu set para compartilhar conhecimento através de imersões nas produções audiovisuais. 

“Há alguns anos o desejo nasceu em mim: criar um espaço onde qualquer pessoa que fosse apaixonada por audiovisual pudesse ver de perto como funciona um set de filmagem. O motor desse projeto é mostrar sem filtros o que realmente acontece por trás das câmeras. Estamos muito felizes em ampliar o alcance do projeto e formar uma turma maior para esta terceira fase da iniciativa”, contou Vinícius Gomes, idealizador do 7 Aberto.

“Quem sonha com o audiovisual merece estar dentro e não apenas assistir de longe, a gente acredita que talento precisa de oportunidade. O cinema não é feito apenas por equipamentos caros e grandes produções, ele é feito por pessoas, por quem tem coragem de transformar o sonho em realidade”,  ele conclui.

Nas duas primeiras edições do 7Aberto, os participantes tiveram contato direto com o funcionamento do set de filmagens, compreendendo as funções e profissionais, as etapas envolvidas na produção audiovisual e o uso de equipamentos de fotografia. O resultado das edições anteriores são dois clipes com canções do artista Aldo Vinícius: “TDAH” e “2+2=5”. Em 2025, o projeto será dividido em dois dias com programação focada na produção, direção e operação de câmera.

O 7Aberto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto também conta com apoio do Dbox Studio na oferta dos equipamentos para aulas e da MB2 Produções.

Inscrições

Ministrada por Vinícius Gomes e equipe, a terceira edição do 7Aberto acontece nos dias 13 e 20 de julho, no galpão do  Centro Automotivo Porto (Av. Dr. Júlio Marques Luz, 618, Jatiúca). As inscrições estão abertas até o dia 11 de julho, através do formulário - acesse o link aqui. O projeto dispõe de 25 vagas, sendo 15 destinadas exclusivamente para pessoas negras, indígenas, trans e moradores de áreas periféricas e 10 para ampla concorrência. 

Acompanhe as novidades do Set Aberto através do perfil oficial: 7Aberto | Instagram 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição