Injúria racial contra árbitro em jogo de futebol levou à prisão de técnico em AL; entenda o caso

Publicado em 21/06/2025, às 13h40
Alex Lemos é árbitro de futebol e foi ofendido por treinador durante jogo do Alagoano Sub-20 - Reprodução

Redação

As ofensas de um técnico de futebol contra um árbitro, durante partida do Campeonato Alagoano Sub-20 da Série A2, viraram caso de polícia nessa sexta-feira (20), no município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. O treinador foi preso em flagrante por injúria racial após chamar a vítima de "vela preta". O jogo entre Atlético São José e Miguelense, válido pela quarta rodada da competição, foi interrompido por causa da situação.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a polícia, o treinador do São José, Danilo Souza Pereira, mesmo suspenso e fora do campo, proferiu o insulto racial diretamente ao árbitro Alex Lemos da Silva. A Guarda Municipal de São José da Tapera logo agiu e prendeu o técnico. Ele foi encaminhando à delegacia para o registro da ocorrência.

O procedimento policial foi feito pelo delegado José Rubens Barros, que estava de plantão no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de Santana do Ipanema. 

“O autor xingou o árbitro chamando-o de “vela preta”, além de ofender a vítima com o termo “filho da...”, então a partida foi paralisada e o acusado conduzido ao CISP de Santana do Ipanema, onde foi autuado por crime de injúria racial”, disse o delegado.

Punição ao clube

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) reagiu de forma contundente ao episódio. A diretoria de competições já aplicou a derrota de 3 a 0 ao Atlético São José, clube mandante da partida e com o qual o agressor tem vínculo.

A decisão se baseia no regulamento geral de competições da CBF e no protocolo de racismo, que é aplicado subsidiariamente à competição.

Providências rigorosas

Além da punição ao clube, a FAF tomou as seguintes providências:

A FAF também reafirmou o total repúdio a qualquer manifestação de racismo, enfatizando que não haverá tolerância com atos de discriminação. Ela destacou que o futebol deve ser um ambiente de respeito, inclusão e igualdade, e que o combate ao racismo é um "compromisso inegociável". 

A rápida ação das autoridades e as imediatas sanções da FAF reforçam a postura de "tolerância zero" contra o racismo no futebol alagoano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

VÍDEO: ex-cunhado de Carlinhos Maia é flagrado agredindo namorada em Maceió Justiça decreta prisão de motorista que atropelou e matou indígena em Joaquim Gomes FOTOS: polícia incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas em Maceió Atropelamento na faixa verde da orla: polícia dá novos detalhes sobre veículo