Insônia? Cobertor pesado ​​pode ser a salvação; entenda

Publicado em 29/10/2020, às 08h37
Pexels -

Só Notícia Boa

Solução simples e barata para quem sofre de insônia, passa noites em claro e fica naquela moleza no dia seguinte: deitar e se cobrir com cobertor pesado.

LEIA TAMBÉM

Pesquisadores da Suécia descobriram que pacientes com insônia melhoraram o sono e tiveram menos sonolência diurna depois de dormirem com cobertor pesado.

A pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine, envolveu 120 adultos (68% mulheres, 32% homens) previamente diagnosticados com insônia clínica e um transtorno psiquiátrico concomitante: transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou distúrbio de ansiedade generalizada. Os participantes tinham idade média de 40 anos.

Resultado

O resultado do estudo revelou que os participantes que usaram cobertor pesado por quatro semanas tiveram redução significativa da insônia, melhor manutenção do sono, maior nível de atividade diurna e redução dos sintomas de fadiga, depressão e ansiedade.

Quase 60% dos usuários de cobertores pesados tiveram diminuição de 50% ou mais em sua pontuação de ISI – Índice de Gravidade da Insônia – desde o início até o desfecho de quatro semanas, em comparação com 5,4% do grupo de controle.

A remissão – uma pontuação de sete ou menos na escala ISI – foi de 42,2% no grupo de cobertor ponderado, em comparação com 3,6% no grupo de controle.

Após o estudo inicial de quatro semanas, todos os participantes tiveram a opção de usar a manta pesada para uma fase de acompanhamento de 12 meses.

Peso dos cobertores

Eles testaram quatro cobertores com pesos diferentes: dois cobertores (6 kg e 8 kg) e dois cobertores (6,5 kg e 7 kg) – Já os participantes do grupo de controle dormiram com um cobertor de plástico leve de 1,5 kg.

Após o teste, e eles puderam escolher livremente o cobertor de sua preferência, sendo que a maioria escolheu um cobertor mais pesado.

Apenas um participante desistiu do estudo devido à sensação de ansiedade ao usar o cobertor.

Os participantes que trocaram o cobertor de controle por um cobertor pesado tiveram um efeito semelhante aos pacientes que usaram o cobertor pesado inicialmente.

Após 12 meses, 92% dos usuários de cobertores ponderados responderam e 78% estavam em remissão da insônia.

“Fiquei surpreso com o grande efeito do cobertor pesado sobre a insônia e satisfeito com a redução dos níveis de ansiedade e depressão”, disse o Dr. Mats Alder, psiquiatra consultor do departamento de neurociência clínica do Karolinska Institutet, em Estocolmo e chefe da pesquisa.

E os resultados positivos foram mantidos durante 12 meses de acompanhamento do estudo.

Motivo

“Uma explicação sugerida para o efeito calmante e promotor do sono é a pressão que o cobertor pesado faz em diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação do toque e a sensação dos músculos e articulações, semelhante à acupressão – terapia derivada da acupuntura chinesa para reativar a circulação energética  – e massagem”, disse o Dr. Mats Alder.

“Há evidências que sugerem que a estimulação de pressão profunda aumenta a excitação parassimpática do sistema nervoso autônomo e, ao mesmo tempo, reduz a excitação simpática, que é considerada a causa do efeito calmante.”

O Dr. William McCall disse que os resultados do estudo apoiam a teoria psicanalítica do “ambiente de retenção”, que afirma que o toque é uma necessidade básica que proporciona calmante e conforto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular