Inspetores entram em Duma para investigar suposto ataque químico

Publicado em 17/04/2018, às 16h26

Redação

Uma equipe de inspetores internacionais da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas) chegou nesta terça-feira (17) a cidade de Duma, na periferia de Damasco, capital da Síria, para investigar o suposto ataque químico no dia 7 de abril, afirmou a agência estatal síria.

LEIA TAMBÉM

A missão esperava há dias autorização da Síria e da Rússia para entrar na região de Ghouta Oriental, que era dominada por rebeldes na ocasião do ataque.

A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que 40 pessoas morreram e outras 500 foram feridas pela ofensiva química, que motivou o bombardeio aéreo conjunto de Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria na última sexta-feira (13).

O ditador Bashar al-Assad nega participação no ataque em Duma. Já o governo russo afirma que as imagens do suposto uso de armas químicas foram forjadas.

A visita dos inspetores da Opaq ao local deveria ter ocorrido na segunda (16), mas acabou sendo adiada. O governo britânico disse que Damasco e Moscou impediram a ida dos agentes à Duma.

O vice-chanceler russo, Serguei Ryabkov, justificou o adiamento pela falta de garantias de segurança aos especialistas da Opaq na ocasião.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto