INSS paga 13º a novos beneficiários a partir desta segunda (24); veja o calendário

Publicado em 24/11/2025, às 10h08
- Divulgação/INSS

Extra Online

Ler resumo da notícia

Aposentados, pensionistas e titulares de auxílio pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começaram a receber seus benefícios a partir de junho deste ano terão o 13º salário proporcional depositado, em parcela única, a partir desta segunda-feira (24).

LEIA TAMBÉM

Quem já era beneficiário da Previdência Social antes desse período teve o 13º antecipado em duas parcelas pagas entre o final de abril e o início de junho.

Segundo o INSS, o pagamento do abono para os novos segurados será feito junto com o valor regular da folha de pagamentos de novembro, que será depositada entre o dia 25 deste mês e 8 de dezembro (confira o calendário abaixo).

Quem recebe e que não tem direito

Além de aposentados e pensionistas, têm direito ao 13º salário os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Não recebem o abono as pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda — e os beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

Calendário de pagamento

Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do cartão de benefício (último dígito antes do traço). Por exemplo, se o número do benefício for 0105-8, o dígito final a ser considerado é o 5.

Os primeiros a receber são aqueles que ganham até um salário mínimo por mês (R$ 1.518). Em seguida, começa o pagamento de quem recebe acima do piso nacional. Confira o calendário:

Para quem ganha até um salário mínimo

Para quem ganha acima de um salário mínimo

Como consultar o valor a receber

Para consultar o valor a receber, o segurado pode acessar o aplicativo ou o site meu.inss.gov.br. Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica 135. Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é feito segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Família encontra mais de 50 escorpiões em casa no interior de SP Polícia investiga golpe de 'perito do amor' que movimentou ao menos R$ 150 mil Ministério Público aponta inconsistências em inquérito sobre morte do cão Orelha Influenciador Henrique Maderite é encontrado morto em MG