INSS vai testar autosserviços com totens nas agências e WhatsApp; entenda

Publicado em 12/10/2023, às 21h30
Foto: Reprodução/Agência Brasil -

Extra Online

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a testar o auto atendimento via WhatsApp e totens nas agências ainda neste mês. A iniciativa é voltada para os pedidos de perícia médica —essencial nas solicitações de benefícios por incapacidade — e de avaliação social, uma das etapas que pessoas a partir de 65 anos ou com deficiência precisam passar para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

LEIA TAMBÉM

O atendimento-piloto está previsto para acontecer entre os dias 23 e 27 de outubro, nas agências de Mauá e Santo Amaro, em São Paulo. Ainda não há datas para testes em outros municípios do país nem para a chegada do serviço aos segurados.

A automação dos atendimentos faz parte do projeto de modernização do INSS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o governo, o projeto para o novo modelo está sendo construído desde novembro do ano passado, com a consultoria da KPMG, que diagnosticou os serviços prestados pela autarquia em 58 cidades nas cinco regiões do Brasil.

— Essa ação representa a reconstrução do INSS nessa nova perspectiva da administração pública digital no contexto pós-pandemia. Fomos atropelados pelas mudanças e agora estamos respirando e planejando como tem que ser esse novo modelo de atendimento humanizado do INSS, não só para o cidadão, mas também para nossos colegas servidores — afirma Ana Carolina Tietz, diretora de Governança, Planejamento e Inovação do INSS.

Em abril, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que a pasta e o INSS passariam a usar o WhatsApp para informar os segurados sobre serviços como agendamento de perícias, andamento de pedidos e orientações gerais sobre auxílios, aposentadorias e pensões. O serviço, porém, ainda não foi implementado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário