Instabilidade de solo: secretário nacional visita áreas afetadas em Maceió

Publicado em 13/07/2020, às 18h04
-

Secom Maceió

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, realizou, nesta segunda-feira (13), uma visita técnica nos bairros afetados pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Com o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o secretário acompanhou de perto a evolução do processo de subsidência que afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

LEIA TAMBÉM

Segundo Dinário Lemos, a vinda do secretário Nacional fortalece as ações desenvolvidas em Maceió, uma vez que recentemente o Estado de Calamidade Pública nos bairros afetados pela subsidência foi novamente reconhecido pela Defesa Civil Nacional. “Nós temos o suporte técnico da Defesa Civil Nacional na gestão do maior desastre em atividade no Brasil. Eles participaram da construção da atualização do Mapa de Setorização de Danos e fazem parte da Junta Técnica avaliando os processos de evolução de fissuras e rachaduras nas edificações”, destacou.

A Defesa Civil Nacional tem participação nas ações que envolvem os bairros afetados: participou das discussões que levaram a atualização do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias; faz parte da Junta Técnica; e dá suporte a Defesa Civil de Maceió no maior desastre em atividade no Brasil.

Além disso, a Defesa Civil Nacional está em análise do pedido da Prefeitura de Maceió de solicitação de recursos ao Governo Federal para que seja ofertada à população com recomendação de realocação ajuda de custo, por meio da concessão de Ajuda Humanitária. A medida se fez necessário uma vez que não há resposta, até o momento, sobre o possível atendimento das novas áreas de realocação pelo Termo de Acordo da Desocupação para as Áreas de Risco.

Na vinda a Maceió, Alexandre Lucas percorreu os bairros afetados pela subsidência, conhecendo a atual realidade do Mutange, Bebedouro, Pinheiro e Bom Parto, já que esteve na capital alagoano em outras oportunidades para discutir ações voltadas as ações da Defesa Civil Nacional na região.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o secretário nacional e o coordenador da Defesa Civil de Maceió acompanham a agenda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na capital.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês