Instituto Amor 21 inaugura novo espaço educacional dedicado às pessoas com síndrome de Down

Publicado em 05/03/2026, às 09h31
-

Assessoria

Ler resumo da notícia

Após um ano de planejamento, reformas e parcerias, o Instituto Amor 21 inaugurará o seu novo espaço dedicado exclusivamente à educação e cultura para as pessoas com síndrome de Down e deficiências intelectuais. A inauguração abre as comemorações do mês da síndrome de Down e ocorre nesta sexta-feira, dia 6 de março, às 10h, no bairro da Pitanguinha.
 
O espaço pedagógico funcionará como uma extensão da sede do Instituto, onde se concentrará o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e turmas de EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), atendendo cerca de 140 pessoas com síndrome de Down e deficiências intelectuais.
 
A presidente do Amor 21, Neila Sabino, reforça a necessidade desse atendimento especializado para o desenvolvimento da autonomia das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. “A educação inclusiva enfrenta inúmeros desafios, como a falta de capacitação docente, material didático inadequado e o próprio preconceito social. Então ficamos felizes com esse sonho que agora ganhou vida, possibilitando abordagens pedagógicas personalizadas e essenciais para a evolução dessas pessoas”.
 
A inauguração só será possível graças ao apoio de inúmeros parceiros, que auxiliaram na reforma do espaço. No entanto, alguns materiais pedagógicos e mobílias ainda são necessários para o pleno conforto e funcionamento. “Estamos de braços abertos para quem ainda queira ajudar com essa causa tão nobre e necessária, que é a educação inclusiva. É só entrar em contato e ser parte desse sonho com a gente e as pessoas com síndrome de Down”, completou Neila Sabino. 
 
Mês da Síndrome de Down
 
Março também é o mês da síndrome de Down. Após uma adaptação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, o tema do ano foi definido como “Amizade, Acolhimento, Inclusão… Xô Solidão!”. Dando luz a necessidade de combater o isolamento social, promover a inclusão, o respeito e a garantia de direitos.
 
O Instituto Amor 21 está desenvolvendo uma série de atividades alusivas ao mês, iniciando pela inauguração do novo espaço pedagógico inclusivo, no próximo dia 06 de março.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Do zero ao topo: corretor alagoano lança livro onde compartilha trajetória para o sucesso no mercado de seguros Corpo de homem que desapareceu durante fortes chuvas em Piranhas é encontrado Condenado a mais de 19 anos por estuprar a própria cunhada é preso em AL Polícia Militar prende foragidos por estupro no interior de AL