Instituto de Identificação reabre com lançamento da nova carteira de identidade

Publicado em 12/08/2019, às 18h36
Reprodução/Agência Alagoas -

Redação

O Instituto de Identificação reabre as portas de todos os seus postos de atendimento na manhã desta terça-feira (13). Unidades ficaram paradas para implantação do novo sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis) e do novo modelo nacional de carteira de idade

LEIA TAMBÉM

De acordo com o Superintendente do órgão Roney Presbítero, os 30 postos abriram com várias novidades. Entre elas, o sistema de identificação que passará a ser palmar e facial, com captura das digitais e do rosto. Como também a padronização e ampliação dos horários de atendimento a população.

“Agora todos os postos estão informatizados. Na sede, Centrais Já de Atendimento o número de guichês foram aumentados e o horário foi ampliado, passando todos os postos a funcionar das 08 às 17 horas’, explicou o superintendente.

Outra novidade será a implantação do novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI) estabelecido pelo decreto 9.278/2018. Essa mudança busca alinhar os serviços de Identificação do país com um único padrão de documento, onde o usuário poderá optar por acrescentar uma série de informações como nome social, e número de outros documentos como CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social, e CNH.

“Alagoas conseguiu implantar o novo modelo antes do prazo previsto pelo Governo Federal. Mas, vale ressaltar que a carteira antiga ainda é valida em todo o território nacional, e a sua substituição irá acontecer naturalmente e gradativamente, a partir do momento em que população for solicitar uma segunda via quando necessário, ou seja, em casos de extravio, rasuras, roubo, e furto,” esclareceu Presbítero.

Para reabrir os postos, o consórcio formado pelas empresas Thomas Greg e Viasoft Soluções capacitou todos os atendentes, os papiloscopistas e os profissionais da gráfica responsável pela emissão da 1ª e 2ª via do documento. Novos equipamentos também foram instalados em todas as unidades para garantir segurança dos dados e maior velocidade na emissão do documento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas