Instituto do Meio Ambiente implantará horta para atender a escolas

Publicado em 06/11/2015, às 14h43
-

Redação


Com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) está implantando uma horta em sua sede, no bairro do Mutange. O projeto, intitulado “Horta Viva”, foi idealizado e será concretizado pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do órgão.

O Horta Viva atenderá alunos de escolas estaduais, municipais e privadas do Estado de Alagoas, que serão guiados por um colaborador do IMA. Os visitantes conhecerão os métodos aplicados para a implantação de dois modelos de horta: a mandala e a vertical. Eles ainda aprenderão os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças.

De acordo com Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, os visitantes serão os multiplicadores da proposta, que visa mostrar a importância da alimentação saudável e ambientalmente sustentável. “As atividades deverão levar a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização dos envolvidos. Para isso, o projeto Horta Viva irá propor ações simples que podem ser multiplicadas no cotidiano das escolas”, explica.

Entre as hortaliças que serão plantadas, estão o alface, o tomate cereja, a salsa, o coentro, o pimentão e a couve. A ideia é distribuir sementes para que os alunos possam plantar em suas casas e escolas. Já os alimentos colhidos serão doados aos funcionários do Instituto.

Alguns passos já foram tomados para a implementação da horta, como a limpeza do local, a poda de árvores, capinagem e a aquisição da maioria dos materiais. A expectativa é que o espaço esteja pronto em dezembro deste ano.

Água reutilizada

Algumas amostras da água usada na cantina do IMA foram colhidas no final do mês passado e estão em análise no laboratório do órgão. A ideia é que ela passe por um tratamento simples para que possa ser usada na irrigação das hortaliças.



Fonte: Agência Alagoas


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chance de El Niño muito forte a partir de setembro sobe para 97%, diz agência dos EUA Manchas de óleos são registradas na faixa de areia da Praia do Saco, em Marechal Deodoro Manchas de óleo aparecem em trecho da praia entre Riacho Doce e Guaxuma Maceió tem 8 trechos de praias impróprios para banho na véspera do Feriadão