Educação

Instituto Federal entrega mais um moderno campus, desta vez em Arapiraca

| 27/10/18 - 14h10
| Foto: assessoria

A comemoração foi proporcional ao tempo de espera: oito anos depois do início das atividades em Arapiraca, o Instituto Federal de Alagoas inaugurou a sede própria do campus. A festa contou com celebração ecumênica, cerimônia oficial e Festival de Talentos, que envolveu estudantes, egressos e servidores da instituição.

O Ifal Arapiraca oferece atualmente dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, um curso técnico subsequente (para quem já terminou o ensino médio), duas pós-graduações, além de outras atividades, como o programa Mulheres Mil e ações de Extensão como o ProIfal, que é um reforço para quem busca ingressar na instituição. São quase mil alunos, que passaram a ter uma estrutura adequada para que continuem os estudos.

Foto: Assessoria 

O prédio conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, campo de futebol, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência. Ainda possui auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, com áreas reservadas para estudo e espaço com computadores para acesso dos alunos. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de horta orgânica.

“Nós estamos inaugurando hoje a melhor escola pública de Alagoas segundo dados do Enem nos últimos dois anos consecutivos e estamos na frente também em Arapiraca, incluindo públicas e privadas. Também pelos dados do Ideb, estamos empatados em primeiro. Todo esse investimento feito aqui valeu cada centavo. Esses resultados já vieram mesmo sem que existisse ainda essa estrutura adequada. Estamos agora, definitivamente, em nosso tão sonhado, esperado e exaustivamente buscado campus novo”, afirmou o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.

Foto: Assessoria 

E agora, uma nova fase. “Com essa estrutura maior que as anteriores, que eram instalações provisórias, a gente pode ofertar novos cursos, ampliar a oferta e, inclusive, ofertar cursos superiores presenciais que é nossa meta, mais cursos de pós-graduação também”, garantiu o reitor Sérgio Teixeira, acrescentando que o compromisso é duplicar o campus Arapiraca.

Um investimento necessário, de acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares. “Nós temos cada vez mais que priorizar a Educação. O Brasil precisa modernizar suas instituições. A gente precisa olhar para a inteligência que está surgindo dentro das universidades e institutos federais”.

Durante os discursos, o governador de Alagoas, Renan Filho, e o vice-governador, Luciano Barbosa, lembraram das dificuldades para conseguir a aprovação da expansão do instituto, que antes só tinha unidades em Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba. “Arapiraca e Murici foram os dois primeiros campus da ampliação brasileira dos institutos federais”, contou Renan Filho, acrescentando a importância da educação. “Nenhuma mudança é verdadeira de todo se ela não vier pela mudança da educação”.

Também estiveram presentes na solenidade o senador Renan Calheiros, o deputado federal, Paulo Fernando dos Santos, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Paulo Leão, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, a secretária de Estado de Educação, Laura Souza, a presidenta da Câmara Municipal de Arapiraca, vereadora Maria das Graças Lisboa. Do Ifal, também estavam presentes pró-reitores, diretores, alunos e servidores da instituição. E sentaram na frente de honra o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal, Carlos Guedes, o fiscal da obra, o engenheiro Marcos Prado, o servidor do campus, que é chefe do Departamento de Administração, Adílson Correia, e a aluna Natanielly de Oliveira.

Celebração ecumênica

As atividades começaram com a celebração ecumênica, no auditório do campus. O padre Samuel Ventura e o pastor Juraci Pedrosa fizeram uma reflexão com servidores, alunos e a comunidade em geral. Foi um momento de oração e agradecimento. “O sentimento da gratidão é uma escolha”, lembrou o pastor Juraci.

Festival de Talentos

Continuando a festa, o Festival de Talentos contou com a desenvoltura de alunos, ex-alunos e servidores do Ifal Arapiraca. O diretor-geral, Fábio Ribeiro, e parte da equipe de gestão falou com os estudantes, seguidos pelo vídeo da aluna Bruna Nicolly, que falou sobre a recuperação depois do acidente que aconteceu no início do mês de setembro, nas imediações do campus, e do ex-aluno Ismair de Oliveira, que contou como os ensinamentos vistos no campus mudou a vida dele. Depois, atrações musicais, declamação de poesias, dança e teatro envolveram os estudantes, que também acompanharam a performance do artista plástico Cícero Brito, servidor da instituição.

Para os estudantes, as expectativas são grandes. “A minha turma foi a única que conseguiu acompanhar os quatro anos de mudança do Ifal. Então, a gente via esse campus sempre como uma promessa. Eu faço pesquisa, desde o primeiro ano, e as condições eram muito difíceis, mas mesmo assim, a gente conseguiu muitas premiações. E daqui vai nascer várias outras coisas. Porque a gente tem espaço para criar e a gente tem estrutura”, ressaltou Natanielly de Oliveira.

“Uma nova história se inicia, um tempo novo, com novas e grandiosas conquistas que certamente virão, pois com essa equipe maravilhosa e competente em todas as atividades sejam elas de meio ou fim, nós iremos muito longe. Aqui, em meu coração, o sentimento é de gratidão. (...) Que este dia jamais seja esquecido e seja o início de uma história ainda mais próspera para o campus Arapiraca”, finalizou o diretor-geral.