Instituto lança moeda social Sururote para beneficiar moradores do Vergel

Publicado em 25/02/2021, às 13h20
Divulgação -

Assessoria

Nesta quinta-feira (25), o Instituto Mandaver lança a moeda social Sururote, no bairro do Vergel do Lago. O público-alvo são moradores da região que vivem com cerca de 300 reais por mês para que assim possam investir em negócios locais e melhorias estruturais de suas moradias. 

LEIA TAMBÉM

A moeda é obtida através da entrega das cascas de Sururu, que tradicionalmente é tratada como lixo e descartada de forma irregular na região lagunar, em uma unidade de beneficiamento, colaborando com a limpeza e o meio ambiente. O design da moeda e as representações estampadas nas cédulas foram escolhidas pelos moradores. 

A ideia surgiu em 2019 com a criação do Mercadinho Social, que evoluiu para o Banco Social. Com isso, os moradores da região receberam diversos treinamentos específicos para entender como funciona uma moeda social, a abrangência de sua importância na região e economia circular. 

A criação do banco comunitários possibilita o empoderamento da comunidade e o desenvolvimento local, sendo este não apenas econômico, mas também social. Além das ações diretas do banco, existem as ações complementares a ele, que também ajudam no fortalecimento do relacionamento entre banco social e comunidade. 

Apesar de gerar lucro, o banco social do Mandaver não irá distribuir dividendos aos acionistas, mas sim, destinar todo o excedente a objetivos sociais no território, alavancando assim seu impacto positivo. Os investidores do banco podem recuperar o seu investimento nominal, porém todo o lucro é reinvestido para alcançar os objetivos sociais ou ambientais.

Histórico

O Instituto Mandaver atua oferecendo, gratuitamente, oficinas de esporte e cultura para crianças e adolescentes, além de cursos de qualificação profissional para jovens e adultos, na busca de mitigar as diferenças sociais, a falta de assistência e de oportunidades. No entanto, devido à missão de oferecer cidadania e geração de renda, o instituto precisa expandir suas ações atuando de uma forma mais significativa na área de desenvolvimento econômico da região. 

Em 2019, o projeto que deu inicio ao Sururote, o Mercadinho Social recebeu o Prêmio de Inovação em Economia Circular na categoria de Organização da Sociedade Civil e, após aprovação no referido edital, a proposta recebeu investimento do projeto Maceió Inclusiva, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin), sendo executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) com o apoio da Braskem, Agência de Fomento de Alagoas - Desenvolve, Sebrae em Alagoas e a Universidade Politécnica de Madrid (UPM).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário