Instituto vai promover atividades de Educação Integral para estudantes da rede municipal de Maceió

Publicado em 03/05/2025, às 09h21
-

Redação com assessoria

A partir da próxima semana, o Instituto Desenvolv, localizado no conjunto Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, passará a sediar as atividades complementares da Educação em Tempo Integral para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió, incluindo estudantes com deficiência.

LEIA TAMBÉM

O espaço foi apresentado às famílias na última quarta-feira (30). Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Integral, apresentou os professores e explicou a dinâmica das atividades.

No início, cerca de 900 estudantes de seis escolas da parte alta da capital serão atendidos: Professora Jarede Viana de Oliveira, Professora Maria José Clemente Rocha, Hevia Valeria Maia Amorim, Yeda Oliveira dos Santos, Professora Natalina Costa Cavalcante e Paulo Henrique Costa Bandeira.

“Esse espaço será para nossas crianças, porque elas precisam ler, escrever e praticar esportes para se desenvolver”, afirmou Júlia Márcia, diretora da Escola Maria José Clemente Rocha.

A Educação em Tempo Integral já é ofertada por 31 escolas municipais, beneficiando cerca de 5.800 estudantes. O credenciamento do Instituto Desenvolv foi feito por meio de edital público com foco em ampliar o acesso à educação em áreas de vulnerabilidade social.

A programação pedagógica inclui atividades esportivas, culturais e reforço escolar em língua portuguesa e matemática, além de modalidades como balé, natação, dança, capoeira, música e teatro.

Segundo a coordenadora do projeto, Andrea Queiroz, a proposta foi construída com base nas diretrizes da Semed. “Apresentamos uma proposta que vem como reforço escolar, com foco em fortalecer a educação municipal e o cuidado com as crianças”, destacou.

O presidente do Instituto Desenvolv, Addison Dantas, celebrou o início das atividades. “Esse projeto vem sendo trabalhado há dois anos. Agora, tudo o que a gente sonhou está realizado”, disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Alagoas tem 3,4 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni; veja os cursos mais procurados Prouni 2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje Educação divulga locais de prova para o intercâmbio Daqui pro Mundo Primeira escola pública bilíngue de Maceió abre as portas e dá início a ano letivo