Intel desenvolve chip que imita o cérebro para acelerar inteligência artificial

Publicado em 26/09/2017, às 14h34

Redação

Assim como muitas empresas de tecnologia, a Intel passou a investir em inteligência artificial. A companhia anunciou o desenvolvimento de um chip de autoaprendizagem que é capaz de acelerar a evolução da IA.

LEIA TAMBÉM

O processador, apelidado de Loihi, imita o cérebro humano ao ajustar as suas conexões para se adaptar a novas tarefas. Ele usa os dados para aprender e realizar interferências, sendo que é capaz de ficar mais inteligente ao longo do tempo sem precisar ser treinado da maneira tradicional.

O protótipo de pesquisa inclui circuitos digitais que imitam a mecânica básica do cérebro, tornando a aprendizagem da máquina mais rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que exige menor poder de computação.

Os modelos de chips neuromórficos se inspiraram em como os neurônios se comunicam e aprendem, usando picos e sinapses plásticas que podem ser modulados com base no tempo. Isso permite que as máquinas sejam autônomas e se adaptem em tempo real em vez de aguardar a próxima atualização da nuvem.

A expectativa da empresa é que o chip comece a ser usado em pesquisas universitárias a partir do ano que vem.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades