Invasão de javaporcos impede tratamento e bairro fica sem água por 24h

Publicado em 30/06/2023, às 17h00
Foto: Reprodução/IBAMA -

Estado de Minas

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) divulgou que paralisou, desde a noite de quarta-feira (28), a operação das duas Estações de Tratamento de Água (ETA) localizadas no bairro rural de Ponte Alta, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

LEIA TAMBÉM

O motivo, segundo a Codau, é a presença de javaporcos, animais silvestres que habitam as matas da região e estão causando danos às duas nascentes onde a água é captada pela companhia. 

Com os animais presentes, a água é captada nas minas apresentam alto índice de sujeira e lama, o que impede que o líquido seja tratado.

“Essa decisão foi tomada em razão da alta presença de sujidades na água captada nas minas, que constituem a principal fonte de abastecimento para o bairro rural”, informou, em nota, a companhia.

A Assessoria de Meio Ambiente e técnicos da Codau já monitora a situação, com técnicos avaliando a qualidade da água, mas que ainda não atingiu a clarificação necessária. 

 Para conter a situação, caminhões-pipa abastecem as duas escolas, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro.

 Mas a Codau orienta que os moradores reduzam ao máximo o consumo de água e realizem apenas as tarefas essenciais até que a situação seja normalizada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário