Invasão na praia: quatro jacarés e uma cobra são encontrados em pontos diferentes da orla de Maceió

Publicado em 12/07/2023, às 09h37
Bruno Protasio/TV Pajuçara -

João Victor Souza

Os animais vão invadir sua praia? A pergunta poderia se tornar uma paródia do hit da banda Ultraje a Rigor, sucesso do Rock nos anos 80, mas o maceioense, com certeza, não acharia graça de a brincadeira ser tão próxima da realidade, como está sendo agora, de se deparar com bichos à solta perto de uma de suas principais áreas de lazer: a praia. Um dia após o resgate de um jacaré na Ponta Verde, e de uma cobra na Pajuçara, mais cinco animais foram encontrados em pontos diferentes da orla da capital alagoana, na manhã desta quarta-feira, 12. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi acionado para a captura de quatro jacarés, sendo dois na Pajuçara, um na Ponta Verde, e um em Ipioca, e de uma cobra, na praia de Guaxuma.

LEIA TAMBÉM

Os flagrantes dos animais nas praias de Maceió acontecem dias após as fortes chuvas que atingiram a capital e dezenas de municípios de Alagoas. Geralmente, estes bichos são levados pelas correntes dos rios até as praias quando há um grande volume de chuvas.

(Crédito: Bruno Protasio/TV Pajuçara)

Segundo informações colhidas pelo repórter Bruno Protasio, da TV Pajuçara, que esteve na praia de Pajuçara, um filhote de jacaré foi apreendido ainda na noite de terça, e deixado em um balde até a chegada do BPA nesta manhã. O outro jacaré, de aproximadamente 1 metro de comprimento, foi localizado por jangadeiros na praia. Ele foi colocado dentro de um pneu, também para a espera da devida captura e atendimento, para evitar possível fuga.

(Crédito: Bruno Protasio/TV Pajuçara)

De acordo com o que foi passado pelo BPA, mais um jacaré foi encontrado próximo a um estabelecimento comercial na praia de Ponta Verde, por volta das 10h, e o quarto animal foi flagrado por um grupo de pessoas na praia de Ipioca. Uma delas chegou a pegar o animal pelo pescoço antes da chegada dos militares, o que não é aconselhável. Os militares se deslocaram para o bairro para fazer o resgate.

Os animais capturados vão passar por avaliação de veterinário e, em caso de estarem saudáveis, serão devolvidos à natureza. Se os répteis apresentarem ferimentos e precisarem de cuidados, eles serão enviados ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Maceió.

(Crédito: Bruno Protasio/TV Pajuçara)

Jiboia em árvore - Uma cobra jiboia foi flagrada no galho de uma árvore na orla de Guaxuma, nesta manhã. Foi o quinto animal silvestre atendido pelo BPA. Logo depois dos trabalhos dos policiais, ela foi retirada e colocada em um balde, também para ser levada para a sede do Batalhão.

(Crédito: Bruno Protasio/TV Pajuçara)

A cobra agora vai passar por avaliação e será devolvida ao habitat natural assim que estiver recuperada. Não foi informado o tamanho dela, mas seria menor que 1 metro. Veja o vídeo abaixo:

Animais capturados na terça-feira - O jacaré, de aproximadamente 90 cm, foi encontrado por banhistas, na faixa de areia da praia de Ponta Verde, no começo da manhã de terça-feira (11). O animal estava assustado, bem próximo de uma escadaria que dá acesso à praia. A equipe do BPA fez a apreensão e depois alertou a população, em caso de novos registros de jacarés fora do seu habitat natural.

"O jacaré tem muita força e ele tem um giro que chamamos de "giro mortal. É fácil ele abocanhar a pessoa que tenta tocar nele. Então é necessário técnica para recolher o animal", disse um militar à TV Pajuçara, durante a captura. 

Já uma cobra foi encontrada na praia de Pajuçara, no mesmo dia, e também foi resgatada pelos militares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática