Morre investigador paranormal após turnê com a 'boneca demoníaca' Annabelle

Publicado em 17/07/2025, às 22h03
- Reprodução

Adirelly Souza / Folhapress

A morte súbita de Dan Rivera, 54, nos Estados Unidos voltou a colocar os holofotes sobre uma das figuras mais famosas do terror: a boneca Annabelle. Investigador paranormal e produtor de programas como "28 Dias Assombrados" (Netflix) e "Most Haunted Places" (Travel Channel), Rivera viajava com a réplica da boneca em uma turnê esgotada chamada "Devils on the Run".

LEIA TAMBÉM

Ele sofreu um mal súbito em seu quarto de hotel em Gettysburg, na Pensilvânia, no último domingo (13), e não resistiu após ser submetido a manobras de ressuscitação.

A ligação entre a morte e o artefato assustador não demorou a viralizar nas redes sociais. Usuários relembraram outros episódios curiosos envolvendo Annabelle, como o incêndio que destruiu a Casa Warner, no Rio de Janeiro, em julho de 2023.

A exposição, que ficava no estacionamento do Shopping Nova América, contava com cenários de filmes e séries do estúdio Warner Bros., incluindo "Scooby-Doo", "Matrix", "Harry Potter" e "Invocação do Mal" -franquia na qual a boneca ficou mundialmente conhecida.

O fogo consumiu diversos itens da mostra, como a réplica da Máquina de Mistérios, do Scooby-Doo, e o Batmóvel. Annabelle, uma das peças mais fotografadas do espaço, também foi destruída. A réplica usada no evento era semelhante à que aparece nos filmes, mas não se tratava da original. Segundo a organização da mostra, a causa provável do incêndio foi uma falha elétrica, e o Crea-RJ não encontrou irregularidades na estrutura.

Apesar disso, teorias conspiratórias ligando o episódio ao suposto "poder maligno" da boneca voltaram a circular. O modelo original -bem diferente da versão de porcelana dos cinemas- era feito de pano e se chamava Raggedy Ann, brinquedo popular nos EUA no início do século 20.

Ela pertenceu à filha do autor e ilustrador Johnny Gruelle e acabou sendo associada a fenômenos paranormais após cair nas mãos dos famosos investigadores Ed e Lorraine Warren.

Por décadas, a boneca permaneceu trancada em uma redoma de vidro no Museu Oculto dos Warrens, em Connecticut. Após o fechamento do espaço, passou a ser exibida em eventos e convenções sobre o sobrenatural, como a turnê liderada por Dan Rivera, que era o principal investigador da Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra (NESPR).

A causa exata da morte de Rivera ainda não foi divulgada oficialmente, mas a coincidência de ele estar com a boneca durante a viagem bastou para alimentar a crença de que Annabelle segue "ativa", mesmo fora das telas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Amante' é flagrada fugindo pela janela do 10º andar de prédio; assista Influencer é preso após postar selfie em frente a incêndio com 159 mortos e chamar vítimas de 'pecadoras' Mulher é condenada por compartilhar fotos do parto do neto no Facebook Estrela pornô e recordista sexual é presa na Indonésia em meio a ‘tour mundial’