Investimento dos países contra mudança climática desacelerou em 2022, diz OCDE

Publicado em 17/11/2023, às 18h48
Freepik -

Estadão Conteúdo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou nesta sexta-feira, 17, um relatório que destaca uma desaceleração da ação climática dos países em 2022 comparado à média dos últimos 20 anos. Segundo a instituição, o investimento das nações que produzem dois terços dos gases com efeito estufa aumentou apenas 1% em 2022, e a média recente era de aumento de 10% ao ano.

De acordo com a OCDE, enquanto o investimento diminui, os eventos climáticos severos aumentam. Em 2022, 46% da população dos países integrantes esteve exposta a temperaturas extremas, e "isso agrava secas agrícolas na maioria dos países da OCDE e seus parceiros". O relatório diz que houve declínio médio de 2,4% na umidade do solo dos países-membros e aumento de 48% nos últimos 20 anos de exposição de áreas urbanas a inundações costeiras.

O texto destaca que, para alcançar a meta do Acordo de Paris de conter o aumento da temperatura global a 1,5ºC, será preciso reduzir as emissões em cerca de 30% a mais do que as metas atuais de redução até 2030.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática