Lucas Alcântara/Secom Maceió
Com um trabalho manual e diário, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) percorrem bairros de Maceió com o plantio de mudas para ampliar a arborização. O trabalho pode não ser notado a curto prazo, mas reflete significativamente na paisagem urbana ao longo do tempo, entre benefícios paisagísticos e ambientais. Neste período, em plena primavera, o resultado das ações de arborização dão sinais por meio de cores marcantes. Um dos locais que têm chamado a atenção é a extensão da Avenida Fernandes Lima, no Farol, onde o amarelo, branco e roxo dos ipês atraem olhares de quem passa diariamente pelo maior corredor de transportes da capital.
LEIA TAMBÉM
Nas redes sociais, internautas compartilharam registros do florescimento das árvores. Bastante usada em arborização e paisagismo urbano, o ipê pode chegar entre 15 a 20 metros de altura, e tem como uma das suas principais características o florescimento em diversas tonalidades e em determinadas épocas do ano.
Responsável pela equipe que diariamente vai às ruas da capital com o plantio de mudas, José Rubens explica que, apesar do colorido durar pouco, os ipês secam após a floração, mas não significa que as árvores estão mortas.
“É um processo natural. Normalmente o período em que as flores brotam tem duração de uma ou duas semanas. Após isto, as flores caem e os ipês ficam secos, mas não morrem. Depois as folhas crescem novamente. Este é um tipo de árvore que utilizamos sempre na arborização de Maceió. O ipê contribui com o fator paisagístico e estético e também por colaborar com a geração de sombra e melhoria da qualidade do ar”, explica José Rubens, que é coordenador de Arborização e Jardinagem da Semds.
LEIA MAIS