IPVA: recursos podem ser protocolados 24 horas por dia; veja como fazer

Publicado em 20/03/2025, às 14h32
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Agência Alagoas

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) implementou nesta quarta-feira (19) mudanças no atendimento de recursos por pendência ou de indeferimento de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias, visando proporcionar mais facilidade para os contribuintes.

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A partir de agora, contribuintes com pedidos de isenção de IPVA negados poderão protocolar recursos através da atendente virtual Nise. O acesso pode ser por meio do site da Sefaz (sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

A análise será realizada em até 10 dias úteis, seguindo o rito do processo original. Inicialmente, o pedido será protocolado pela Nise. Depois, será gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitindo que o cidadão acompanhe o andamento pelo sistema.

A medida vale para pedidos de isenção de IPVA relacionados a veículo automotor destinado a pessoas com deficiência, isenção ou imunidade para entidades diversas; de veículos utilizados para táxi; de veículos de mototaxistas; de veículos de transporte complementar; de veículos cadastrados no Cadastur; e de motocicletas de até 175cc.

Caso o pedido inicial tenha sido indeferido, o contribuinte poderá acessar o novo atendimento e impetrar o recurso dentro dos prazos estabelecidos.

Facilidade para resolver pendências

Além disso, outra mudança importante também entra em vigor a partir de hoje: o atendimento para pendências em processos de isenção de IPVA passará a ser oferecido 24 horas por dia, todos os dias da semana. Agora, os contribuintes poderão encaminhar documentos pendentes, como certidões vencidas ou arquivos exigidos no processo original, diretamente para a assistente virtual Nise.

A verificação dos documentos será concluída em até dois dias úteis, agilizando ainda mais o andamento dos processos. Essas mudanças têm o objetivo de aprimorar a experiência do contribuinte e garantir um serviço mais dinâmico, acessível e eficiente.

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