Irã confirma presença na Copa, mas impõe condições em meio à tensão

Publicado em 09/05/2026, às 16h04
- Reprodução/Redes sociais

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

A participação da Seleção do Irã na Copa do Mundo de 2026 ganhou novos contornos políticos neste sábado (9).

LEIA TAMBÉM

A Federação Iraniana de Futebol confirmou que o país estará no torneio, mas condicionou sua presença ao cumprimento de uma série de garantias por parte dos três anfitriões da competição: Estados Unidos, México e Canadá.

A posição iraniana surge em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio e após um episódio diplomático envolvendo o presidente da federação, Mehdi Taj.

No mês passado, ele foi impedido de entrar no Canadá para participar do Congresso da Fifa, devido às acusações de ligação com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI), grupo considerado terrorista pelas autoridades canadenses desde 2024.

Desde o início do conflito, em fevereiro, havia incertezas sobre a presença iraniana no Mundial, especialmente após os ataques conduzidos por Estados Unidos e Israel. Apesar disso, dirigentes do futebol do país garantem que a equipe disputará a competição.

Segundo declarações feitas à imprensa estatal, Teerã apresentou uma lista com dez exigências relacionadas à participação da delegação no torneio. Entre os pedidos estão garantias para emissão de vistos, proteção à delegação e respeito aos símbolos nacionais iranianos, como bandeira e hino.

A federação também solicitou reforço na segurança em aeroportos, hotéis e deslocamentos oficiais durante a Copa do Mundo.

Outro ponto destacado envolve atletas e integrantes da comissão técnica que já serviram ao CGRI, caso dos jogadores Mehdi Taremi e Ehsan Hajsafi. O governo iraniano quer assegurar que esses profissionais não enfrentem restrições migratórias.

Em comunicado oficial, a entidade afirmou que o país participará do Mundial "sem abrir mão de seus valores culturais e políticos" e reforçou que espera tratamento adequado por parte das nações organizadoras.

Nos Estados Unidos, o secretário de Estado Marco Rubio declarou que os jogadores da seleção iraniana serão recebidos normalmente, mas destacou que integrantes ligados ao CGRI ainda poderão ser barrados pelas autoridades americanas.

Já o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que não há mudanças previstas no calendário da competição e confirmou que as partidas do Irã continuarão sendo realizadas em solo norte-americano.

A Seleção Iraniana pretende instalar sua base em Tucson, no estado do Arizona, durante a disputa do Mundial.

A estreia será diante da Nova Zelândia, em Los Angeles, no dia 15 de junho. Depois, o time enfrenta a Bélgica, novamente em Los Angeles, no dia 21, e encerra a fase de grupos contra o Egito, em Seattle, em 27 de junho.

Em nova manifestação pública, a Federação do Irã declarou que "nenhum país ou potência estrangeira" pode impedir a participação do Irã em uma Copa do Mundo conquistada “dentro de campo”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PSG faz gol cedo, empata com Bayern em Munique e vai à final da Champions Mais um jogador brasileiro está fora da Copa do Mundo por lesão; saiba quem é Filho de craque alemão sofre grave fratura no pescoço e está fora da Copa do Mundo Endrick lidera participações em gols no Francês desde que chegou ao Lyon