Israel se diz pronto para intensificar confronto com o Irã

Publicado em 23/11/2021, às 13h13
@naftalibennett / Instagram / Reprodução -

Agência Brasil

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, indicou hoje (23) uma prontidão para intensificar o confronto de Israel com o Irã e reiterou que seu país não se ateria a nenhum novo acordo nuclear iraniano com potências mundiais. Negociações indiretas começarão no dia 29 próximo visando reativar o acordo de 2015, que o ex-presidente norte-americano Donald Trump abandonou por considerar insuficiente para encerrar projetos com potencial para a criação de bombas, uma opinião compartilhada pelos israelenses.

LEIA TAMBÉM

Desde o rompimento dos Estados Unidos, o Irã, que nega buscar armas nucleares, viola o acordo ampliando o enriquecimento de urânio. Bennett, que assumiu o cargo em junho, disse em um discurso que o Irã está no "estágio mais avançado de seu programa nuclear".

Restrições mais duras - Embora seu governo tenha dito anteriormente que estaria aberto a um novo acordo nuclear com restrições mais duras ao Irã, Bennett reafirmou a autonomia de Israel para agir contra a República Islâmica. "Enfrentamos tempos complicados. É possível que haja disputas com os melhores de nossos amigos", disse ele em uma conferência televisionada na Universidade Reichman.

"Em todo caso, mesmo que haja uma volta a um acordo, Israel, é claro, não é uma parte do acordo e Israel não tem obrigações com o acordo", afirmou. Sem chegar a ameaçar uma guerra explicitamente, o primeiro-ministro disse que tecnologias cibernéticas e o que considera vantagens de Israel por ser uma democracia e ter apoio internacional podem entrar em jogo. "O Irã é muito mais vulnerável do que se costuma pensar", disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos