IstoÉ é condenada por danos morais contra ex-deputado Augusto Farias

Publicado em 10/10/2018, às 18h08
Arquivo/TNH1 -

Com assessoria

O juiz Orlando Rocha Filho, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), julgou parcialmente procedente e condenou a revista IstoÉ, do Grupo de Comunicação Três S/A, por danos morais contra o empresário e ex-deputado Augusto César Cavalcante Farias. A sentença foi publicada no dia 04 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Segundo Farias, desde a morte de seu irmão, Paulo César Farias e da namorada, Suzana Marcolino, ele passou a ser vítima de calúnias, difamações e injúrias, através de sucessivas publicações levianas e irresponsáveis pela revista. Ainda segundo o empresário, a IstoÉ sempre o apresentou como criminoso, fabricando escândalos para denegrir sua imagem, sem qualquer fundamento lógico.

Em sua defesa, a revista afirmou que as reportagens feitas a respeito da morte de PC Farias e Suzana Marcolino se limitaram a narrar os fatos, ouvindo sempre todos os lados e que o Farias foi procurado pela reportagem, tendo se recusado a fazer qualquer comentário.

Para proferir sua sentença, o juiz Orlando Rocha considerou que em 1999, a revista publicou matéria apontando Farias como participante da morte do seu irmão, da namorada, da deputada Ceci Cunha, além de acusá-lo de ‘roubar’ os sobrinhos. As informações teriam sido publicadas “sem qualquer base fática”.

A publicação ainda referia-se ao empresário como “Deputado Caim”, configurando nítida violação à imagem do empresário, atribuindo-lhe a pecha, em âmbito nacional, de assassino do seu irmão. “Nesse sentido, diante das provas colhidas ao decorrer do processo, conclui-se que a ré extrapolou os limites do direito à informação, gerando inegável lesão à integridade moral do autor”, afirma trecho da sentença.

A editora foi condenada a pagar R$ 10 mil, acrescido da correção monetária a partir da data da sentença, e de juros legais de mora de 1% ao mês, contados a partir da data da primeira publicação ofensiva, em 1999.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer