Redação TNH1 com informações da Agência Brasil
Para quem quer estudar fora do Brasil, adquirir conhecimento e ainda conhecer uma nova cultura, uma boa oportunidade será ofertada pelo governo do Japão. A partir de maio serão abertas inscrições para o programa anual de bolsas de estudos para estrangeiros.
LEIA TAMBÉM
As bolsas oferecidas em instituições japonesas, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, serão para cursos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pesquisa acadêmica (pós-graduação).
ALAGOANOS, ONDE SE INSCREVEM?
A Embaixada do Japão recebe inscrição somente dos candidatos residentes no Distrito Federal, e dos estados de Goiás e Tocantins. Os residentes em Alagoas devem procurar o consulado de Recife, em Pernambuco.
No site do Consulado Japonês em Recife, há anúncio de palestras gratuitas sobre as bolas, agendadas para os dias 09 de maio às 14h30 e no dia 10 de maio às 15h00, na em Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O consulado fica na rua Padre Carapuceiro, 733 – 14º andar, Boa Viagem. Telefones: (81) 3207-0190.
O programa de bolsas inclui o pagamento da passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. A partida dos selecionados está prevista a partir de abril de 2020.
Atenção: A Embaixada do Japão recebe inscrição somente dos candidatos residentes no Distrito Federal, e dos estados de Goiás e Tocantins. Os residentes nos demais Estados, deverão entrar em contato com o
Consulado Geral do Japão de sua região.
Seleção
Para o programa de pesquisas, as inscrições vão de 2 a 29 de maio. Podem se candidatar pessoas com ensino superior completo e idade máxima de 34 anos em abril de 2020. No caso das bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até 2019 e com até 24 anos de idade em abril de 2020. As inscrições vão de 3 a 28 de junho.
O calendário vale para candidatos que morem no Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Os candidatos de outras regiões devem consultar informações no consulado local.
O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa, uma de língua inglesa, avaliação de projeto de pesquisa e uma entrevista.
Outras informações sobre as inscrições e detalhes do programa estão disponíveis no site da Embaixada do Japão.
LEIA MAIS