Jogador do Flamengo pode ser titular pela primeira vez no Brasileiro contra o Sport

Publicado em 12/11/2025, às 22h41
- Gilvan de Souza / Flamengo

ge

Ler resumo da notícia

O Flamengo tem problemas na zaga para o jogo contra o Sport, às 18h30 de sábado, na Arena de Pernambuco. O titular Léo Ortiz está no departamento médico, e o reserva imediato Danilo está com a seleção brasileira. A situação abre espaço para a estreia do jovem João Victor como titular no Brasileirão.

LEIA TAMBÉM

A ausência de Ortiz ainda não está confirmada, mas dificilmente o zagueiro ficará à disposição do Flamengo. Ele sofreu um estiramento no tornozelo direito no dia 19 de outubro e se esforçou para atuar no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Racing, no dia 29. Depois, saiu de cena por causa de resquícios de dor no local. Ele não tem feito trabalhos no campo.

O time terá mais duas sessões de treinos, na quinta e na sexta, antes da viagem ao Recife. Léo Ortiz precisaria ser liberado pelo DM e ir a campo com o grupo para que pudesse ser relacionado.

O desfalque preocupa porque o reserva imediato de Léo Ortiz também não estará à disposição. Titular nos últimos três jogos - Sport, São Paulo e Santos -, Danilo foi convocado por Carlo Ancelotti e estará com a seleção brasileira nos amistosos contra Senegal e Tunísia. Alex Sandro também foi chamado, mas na lateral esquerda o Flamengo tem outras duas opções.

Sem Ortiz e Danilo, as opções para Filipe Luís escalar na zaga são dois jovens: Cleiton e João Victor. A tendência é que este último ganhe sua primeira chance como titular no Brasileirão. Ele já havia começado jogando no Carioca e na Copa do Brasil. Sua última partida pelo profissional foi justamente contra o Sport, entrando no segundo tempo da vitória no Maracanã.

O zagueiro de 18 anos, que recentemente disputou o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira, é uma das promessas da Gávea. Ele soma seis jogos pelo time de Filipe Luís em 2025 e está integrado à equipe principal do Flamengo desde a pré-temporada nos Estados Unidos. Frequentemente, o jovem volta à base para reforçar o time sub-20, mas mantém a rotina de treinos com o grupo profissional.

Contra o Sport, João Victor entrou quando o Flamengo já vencia por 3 a 0, mas foi bem nos 20 minutos que jogou, momento em que o time perdeu Evertton Araújo expulso e que o adversário teve mais presença no campo de ataque. Ele acertou todos os passes que tentou. Filipe Luís sugeriu, na entrevista coletiva, que está preparando o jovem para ter mais espaço:

Todo mundo sabe da qualidade e do carinho que tenho pelo futebol dele. Para mim é performance, o que eu vejo durante a semana. E o João não diminui um segundo. Então optei por dar minutos para ele. Estamos com o Ortiz com problema no tornozelo e fez um sacrifício muito grande. Que ele tenha minutos e se sinta jogador profissional e participante do que está acontecendo em campo. A qualquer momento, podemos precisar e ele vai ser o jogador da sequência pela performance dele no dia a dia", elogiou o técnico do Flamengo.

João Victor chegou ao Flamengo em 2018 e, desde então, pulou etapas na carreira. Aos 16 anos já treinava na categoria sub-20 e era convocado com frequência para a seleção brasileira sub-17, pela qual disputou o Mundial da categoria em 2023. Depois passou a figurar nas convocações da Seleção sub-20. Ele estreou pelo profissional rubro-negro aos 17 anos, em dezembro do ano passado, contra o Criciúma. A joia tem contrato com o clube até o fim de 2029, com multa 70 milhões de euros (R$ 429 milhões) para equipes do exterior.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB encaminha contratação de defensor promessa de gigante do futebol brasileiro Messi no Newell's Old Boys? Dirigente do clube revela desejo de repatriar o craque argentino CRB tem dado alarmante contra adversários do G4 do Alagoano; entenda CSA: Fabrício Bigode analisa pênalti polêmico contra CSE e prevê 'final' no sábado