Jogos de Tóquio: Japão busca meio bilhão de doses de eventual vacina

Publicado em 28/08/2020, às 21h10
Pixabay -

Agência Brasil

O Japão está fazendo um movimento agressivo para garantir uma eventual vacina contra o novo coronavírus (covid-19), em quantidade suficiente para imunizar quatro vezes sua população. É um esforço do governo japonês para proporcionar confiança de que poderá sediar os Jogos Olímpicos no próximo ano.

LEIA TAMBÉM

Como outros países ricos, o Japão está assinando vários acordos, porque algumas das vacinas podem falhar em testes clínicos ou exigir mais de uma dose. Mas o Japão tem outra coisa em jogo ao preparar uma vacinação em massa: realizar o objetivo do primeiro-ministro Shinzo Abe de receber milhares de atletas e torcedores em Tóquio para os Jogos, adiados este ano devido à pandemia de covid-19.

No dia em que anunciou sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro, Abe procurou tranquilizar o público interno e externo de que o coronavírus está sob controle. Ele prometeu que haverá vacina suficiente para o Japão em meados de 2021 e disse que o país vai atenuar sua proibição de viagens a partir de 1º de setembro.

As várias empresas “provavelmente serão capazes de produzir uma vacina entre o final deste ano e março próximo”, disse o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, à Reuters em entrevista esta semana. “Há muitas considerações, mas queremos manter as Olimpíadas a todo custo.”

O Japão busca ter 521 milhões de doses de cinco vacinas diferentes em 2021, em comparação com uma população de 126 milhões.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente