Jornalista norte-americano aponta erro da Folha em pesquisa sobre Temer

Publicado em 20/07/2016, às 09h56

Redação

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald afirmou, no site The Intercept, que a Folha de S. Paulo cometeu fraude ao manipular a mais recente pesquisa sobre o governo interino de Michel Temer. O veículo publicou que 50% dos brasileiros acreditam ser melhor para o país se o peemedebista terminar o mandato. Porém, Greenwald desmente que metade dos entrevistados quer a permanência de Temer. Eles só teriam dito no caso de a outra opção ser o retorno de Dilma Rousseff.

LEIA TAMBÉM

Segundo outro jornalista norte-americano, Alex Cuadros, as pesquisas anteriores sobre Dilma e Temer incluíam uma questão sobre novas eleições. Greenwald ressaltou que, se outras alternativas fossem oferecidas, é quase uma certeza que o percentual dos que desejam Temer até 2018 cairia vertiginosamente. “É uma manchete tanto sensacionalista quanto falsa”, escreveu.

Vale lembrar que outros institutos, como o Ibope e o Paraná Pesquisa, haviam feito levantamentos informando que 63% querem novas eleições, número próximo ao que o próprio Datafolha apontou em abril. Greenwald defende que a Folha colocou apenas duas alternativas diante dos entrevistados: a permanência de Temer ou a volta de Dilma – ou seja, sem a possibilidade de um novo pleito.

Diante disso, o Datafolha admitiu ter cometido uma “imprecisão” no último domingo (17). A gerente do instituto, Luciana Schong, afirmou que as perguntas foram determinadas pela Folha e reconheceu que declarar que 50% dos brasileiros querem Temer é uma imprecisão se não for esclarecido que a questão limitou as alternativas a apenas duas.

Para ler a reportagem do The Intercept na íntegra, clique aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado