Jornalistas que flagraram venezuelanos retirando comida do lixo são detidos por Maduro

Publicado em 26/02/2019, às 13h20
Nícolas Maduro | Wikicommons -

Folhapress

O jornalista mais famoso do México, Jorge Ramos, âncora da emissora americana Univisión, foi detido junto com sua equipe dentro do Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, nesta segunda-feira (25).

LEIA TAMBÉM

Ramos, que também é cidadão norte-americano, é conhecido por defender a causa dos imigrantes nos EUA e já bateu boca mais de uma vez com o presidente norte-americano Donald Trump.
Também realizou várias entrevistas incômodas com Hugo Chávez (1954-2013), ao longo de seu mandato.

Segundo a Univisión, cujas transmissões são em espanhol, Ramos teria sido convidado por Maduro a ir a Caracas para uma entrevista, porém, ao ter se referido ao líder como "ditador", as portas se fecharam.
A entrevista foi interrompida e o material e celulares dos seis jornalistas e assessores que acompanhavam Ramos foram confiscados.

A emissora diz que o ministro da Comunicação, Jorge Rodriguez, havia dito que a equipe já tinha saído do palácio a caminho do hotel, porém, horas depois, nenhum dos integrantes da equipe pôde ser localizado pela emissora.

Nas redes sociais, o diretor para as Américas do Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, e o senador republicano Marco Rubio lançaram posts nas redes sociais pedindo a liberação de Ramos.

No Twitter, a emissora publicou um vídeo que mostra venezuelanos andando atrás de um caminhão de lixo para pegar restos de alimentos e comê-los em frente às câmeras. O âncora Jorge Ramos teria mostrado as imagens a Maduro -que se irritou e decidiu pôr fim à entrevista. 

O ministro de informação da Venezuela, Jorge Rodriguez, escreveu em uma rede social que o governo havia recebido centenas de jornalistas em Miraflores mas que "shows baratos" não eram aceitos.

A Univisión também publicou a única foto que obteve do encontro, no jardim do palácio, que mostra o ditador e o jornalista. 

A equipe foi libertada após cerca de duas horas, mas o equipamento e a gravação da entrevista não foram devolvidos aos jornalistas. 

Este es el video que @jorgeramosnews le mostró a Nicolás Maduro y que lo molestó: venezolanos comiendo de un camión de basura. pic.twitter.com/u1Uodrp0GS

— Univision Noticias (@UniNoticias) 26 de fevereiro de 2019
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto