Jovem acusado de racismo por post no Carnaval é demitido e se desculpa

Publicado em 15/02/2018, às 23h08

Redação

O capixaba Lucas Almeida foi acusado de racismo após um de seus posts viralizar nas redes sociais. Na selfie com três jovens negros ele escreveu a seguinte mensagem: ‘vou roubei seu celular’. A imagem foi tirada em um bloco de Carnaval de Vitória (ES).

LEIA TAMBÉM

Iarley Duarte, um dos jovens retratados, criticou a postagem. “Infelizmente ninguém está livre do racismo e do preconceito, esse babaca chegou em nós no bloco pediu para tirar uma foto com gente, sem nem nos conhecer sem nunca ter nos visto.”

A atitude de Lucas foi repreendida pelo Studio Vitória, que demitiu o estagiário. “Acredito que a postagem tenha sido profundamente infeliz, beirando a ingenuidade, mas novamente, a empresa não pode compactuar com esse tipo de comportamento irresponsável e muito menos responder por ele. Podem ter certeza que tomaremos as medidas necessárias. Não nos interessa um funcionário com tal perfil”, escreveu Fabricio Affonso, proprietário do Studio Vitoria.

Após a repercussão, o próprio Lucas pediu desculpas em seu perfil no Facebook e negou que a postagem tivesse conotação racista. Segundo ele, foi uma brincadeira.

“A frase de meu post replica um meme famoso veiculado na internet, que usei para fazer uma referência a mim mesmo – como se percebe pela frase na primeira pessoa do singular ¬–, indicando que a brincadeira era para criticar e combater, usando de ironia, uma reconhecida injustiça e discriminação social”, escreveu Lucas.

Ele diz reconhecer que a ‘brincadeira foi infeliz, inoportuna e precipitada pelo contexto da imagem’. “Essa interpretação não condiz com minha personalidade, com quem sou, com minha prática de vida e minhas ideias. Minha intenção era criticar o sistema e não o reproduzir.”

Procurado por VEJA, ele disse que estava ‘abalado e triste pelo ocorrido e solidário à dor do rapaz’. Fabricio informou que não iria mais comentar o episódio.

Iarley Duarte não foi localizado para comentar a denúncia de racismo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital