Jovem morre após consumir muita cafeína em pouco tempo

Publicado em 16/05/2017, às 20h40

Redação

O jovem Davis Allen Cripe, 16, morreu devido à ingestão de três bebidas com forte concentração de cafeína em apenas duas horas. É o quer aponta laudo divulgado esta semana, o jovem faleceu mês passado.

LEIA TAMBÉM

Nesse intervalo o jovem consumiu um café latte de uma famosa rede de fast-food, um energético e um refrigerante de cor da marca americana Mountain Dew. Na sequência ele teve uma arritmia cardíaca, que o levou a um colapso e a desmaiar.

O garoto estava em sua escola, no estado da Carolina do Sul, no momento do ataque e morreu uma hora depois do desmaio.

Segundo matéria do Extra, o legista Gar Watts informou o que os médicos que atenderam Davis indicaram a que a causa da morte do jovem foi "um evento cardíaco induzido por cafeína que resultou em arritmia".

Watts indica, porém, que não poderia qualificar a ocorrência como uma overdose da substância. Ele ainda afirmou que teria sido difícil definir o que causou o óbito do garoto se não fossem os relatos das pessoas que viram que ele consumiu as bebidas no curto período.

Davis era considerado um jovem saudável e não apresentava nenhuma anomalia cardíaca antes do episódio.

"Não estamos dizendo que foi o montante total de cafeína no corpo. Foi apenas como ele ingeriu tudo aquilo em um curto período de tempo. Virar uma bebida energética, no fim das contas, foi o problema que causou a arritmia", relatou o legista segundo matéria do jornal.

É importante evitar o consumo excessivo de cafeína

Café, chá preto, chá verde, chá mate, chocolate e alguns refrigerantes têm em sua composição a cafeína, substância com efeito estimulante. Bebidas energéticas também possuem grande quantidade de cafeína. Uma lata de energético de 250ml equivale a dois cafés expressos.

Pessoas possuem tolerâncias diferentes à cafeína, mas, segundo e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (FDA, na sigla em inglês), a recomendação é tomar no máximo três xícaras de café por dia.

O maior problema do consumo excessivo é que a cafeína pode acelerar o coração, sobrecarregando o órgão e causando arritmia, além de provocar alterações neurológicas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto