Jovens publicitários expõem números de violência doméstica em fachada de casas

Publicado em 04/04/2018, às 14h34

Redação

LEIA TAMBÉM

Três jovens publicitários criaram um projeto para conscientizar as pessoas e ajudar a combater a violência doméstica. Catharina Mendonça, 22, Bernardo Sande, 23, e Gabriel Azevedo, 24, espalham mensagens em fachadas de casas com índices alarmantes.

O projeto Se As Casas Falassem nasceu em março deste ano. Eles aproveitam os números das residências e expõem dados provenientes de pesquisas feitas por instituições como OMS (Organização Mundial da Saúde), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e SPM/PR (Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres).

A ideia é levar para o lado de fora das casas um problema de violência contra as mulheres que muitas vezes não chega ao conhecimento público e se mantém dentro dos lares.

"Todo mundo tem um caso por perto, né?", diz Catharina. Segundo ela, a ideia partiu daí.

"Às vezes escutamos brigas enormes em casas vizinhas e não fazemos nada por acreditarmos que "em briga de marido e mulher não se mete a colher"", afirma. "Mas se mete, sim, e por isso decidimos espalhar essa mensagem", diz a jovem de Aracaju (SE), que vive em São Paulo.

Para disseminar as informações, usam basicamente papel e fita adesiva. "Pensamos em um jeito que tivesse boa fixação, mas que não danificasse a parede de ninguém", afirma Catharina, que trabalha em uma agência na capital paulista e usa o tempo livre para essa atividade.

Já foram feitas cerca de 15 intervenções entre os bairros Vila Madalena (zona oeste), Vila Mariana, Vila Clementino, Vila Nova Conceição e Saúde (zona sul).

"Usamos as residências para dar mais força à mensagem e acreditamos que muitos dos donos das casas também são impactados com a mensagem."

Catharina conta que até agora não tiveram problema com nenhum dono das residências. "Mas, claro, se alguém não concordar, aceitaremos tirar educadamente e sem objeções."

Eles não têm uma meta definida em relação à quantidade de colagens, mas pretendem continuar com o projeto. Parte da divulgação é feita pelo Instagram (/).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer