Judiciário debate ações voltadas para a população trans

Publicado em 14/03/2023, às 15h19
Ascom TJ-AL / Vitor Beltrão -

Ascom TJ-AL

O juiz Kleber Borba Rocha, coordenador do Centro de Conciliação (Cejusc) que funciona na Casa de Direitos, no Jacintinho, participou, nesta segunda (13), de um encontro para traçar ações voltadas à população trans. A reunião contou com a presença da equipe técnica da Casa, de secretarias de estado e do Conselho Estadual dos Direitos LGBTQIA+.

LEIA TAMBÉM

Entre as ações propostas está a organização de um mutirão de transcidadania, com previsão para ocorrer no mês de maio, mês representativo para a comunidade LGBTQIA+. O evento teria como objetivo facilitar a mudança do nome e do gênero das pessoas interessadas junto aos cartórios de registro civil e viabilizar a emissão de outros documentos necessários para o exercício da cidadania.

A ação deve ser realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBTQIA+. 

O magistrado explicou que a iniciativa é uma medida para facilitar a alteração dos documentos oficiais, como carteira de identidade, CPF e título de eleitor, após a mudança de nome e gênero, o que ajuda a combater a discriminação e garantir a efetivação dos direitos das pessoas trans, promovendo igualdade e acesso à cidadania plena.

"Muitas vezes as pessoas trans sofrem quando não possuem uma documentação que corresponda à sua identidade de gênero, acentuando ainda mais o preconceito. Então, entendemos que essa ação irá prevenir situações como essa", afirmou o juiz.

Participaram do encontro o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Charles Tavares, a assessora técnica de Políticas para LGBTs da Semudh, Ísis Florescer, e Messias Mendonça, presidente do Conselho Estadual dos Direitos LGBTQIA+.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual