Judiciário discute parceria com a PM para contratar policiais da reserva

Publicado em 18/06/2019, às 21h02
Divulgação/Assessoria -

Assessoria

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, debateu, nesta terça-feira (18), com o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Marcos Sampaio, detalhes de uma parceria que visa contratar policiais da reserva. A princípio, 100 policiais contratados farão a segurança de unidades judiciárias do interior do estado.

LEIA TAMBÉM

O desembargador Tutmés Airan destacou que, mesmo sendo da reserva, os militares continuam submetidos ao controle da Corregedoria Geral da Polícia Militar e que a PMAL também que ficaria responsável pela realização de testes, exames de saúde para verificar quem está apto a exercer a função, treinamento e armamento.

“A ideia é que os PMs da ativa que estão fazendo a segurança dos fóruns voltem para as ruas e essa guarda os substitua. Umas das questões que eu julgo mais importante é exatamente essa, nós estamos, na prática, diminuindo o trabalho da polícia propriamente estatal e a gente sabe das carências. Além disso, vamos continuar com uma mão de obra qualificada, afinal quem vamos contratar foi polícia a vida toda”, explicou o presidente.

O coronel Marcos Sampaio, explicou que a Paraíba já contrata policiais da reserva para cuidarem da segurança de órgão públicos do Judiciário e do Executivo. Segundo o comandante-geral, a iniciativa do TJAL tem todo o apoio da Polícia Militar.

“São policias que serviram a vida toda na área da segurança pública. Com a parceria, ganha o TJAL porque vai ter o pessoal específico para fazer a segurança, ganha a sociedade porque os policiais que estão hoje nos fóruns ficarão disponíveis na ir às ruas fazer o policiamento e também ocupa nosso pessoal da reserva que, às vezes, sai da corporação e procura uma atividade que ele nunca trabalhou”, disse o coronel.

O edital de contratação, que ainda não tem data para ser publicado, será divulgado no site do Tribunal. O tenente-coronel Holanda também participou da reunião representando a Assessoria Militar do Tribunal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas