Juiz que proibiu Lula de deixar país suspendeu Instituto e foi alvo do MPF

Publicado em 26/01/2018, às 19h50

Redação


LEIA TAMBÉM

Na quinta-feira (25), o juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fique proibido de deixar o país e que entregue o passaporte à Polícia Federal. Logo após a decisão, o ex-presidente cancelou uma viagem que faria nesta sexta à Etiópia.

A decisão de Leite atendeu a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que viu risco de o ex-presidente fugir do país para escapar da condenação pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) no caso do tríplex no Guarujá (SP) e de responder a outros processos na Justiça.

O PT, partido de Lula, classificou a decisão de Ricardo Leite como "mais um episódio da odiosa perseguição judicial".

Esta não foi a primeira vez que o juiz federal de Brasília teve decisões criticadas.

Em maio do ano passado, Ricardo Leite determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula, com o argumento de que a instituição poderia ser usada como "local de encontro" para a prática de crimes.

Ricardo Leite adotou a medida por iniciativa própria, sem ter havido pedido do MPF. 

A decisão foi posteriormente revogada na Justiça, com parecer do MPF contrário à decisão de Leite.

Em 2015, procuradores do MPF pediram que o juiz Ricardo Leite fosse afastado dos processos da Operação Zelotes após o juiz negar pedidos de prisão e medidas da investigação feitos pelo MPF.

Na época, Leite disse atuar com independência. 

A Operação Zelotes investiga a existência de um esquema de sonegação e corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) que teria beneficiado empresas privadas com a anulação de multas fiscais. 

A reportagem do UOL tentou entrar em contato com o juiz Ricardo Leite, por meio da assessoria de imprensa da Justiça Federal, mas não obteve resposta até o momento.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado