Juíza determina desocupação da PM de residências do Alemão

Publicado em 28/04/2017, às 20h53

Redação

A Justiça do Rio determinou a desocupação imediata da Polícia Militar das residências particulares da favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

LEIA TAMBÉM

A decisão é da juíza Roseli Nalin, da 15.ª Vara de Fazenda Pública da Capital. A magistrada atendeu ação ajuizada pela Defensoria Pública do Estado.

No despacho, Roseli Nalin assinalou que “não há dúvida de que o conflito bélico que se instalou na cidade, em especial no Complexo do Alemão, atinge não apenas as famílias residentes, mas também os próprios policiais”, mas considerou que o Comando Militar “não pode violar os direitos humanos, representando ofensa à proteção constitucional do domicílio, além da integridade física e à segurança”.

A decisão da Justiça tem efeito imediato. No texto, a magistrada determinou ainda que as forças de segurança “se abstenham de turbar ou esbulhar a posse privada sob o pretexto da utilização dos imóveis para operações militares no contexto do combate à criminalidade naquele Complexo”.

A situação é considerada crítica no Complexo do Alemão, onde moradores protestaram na quarta-feira contra mortes na região e pediram o fim da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada no local. Durante a manifestação, Felipe Farias, de 16 anos, foi morto com um tiro na nuca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares