Julho Amarelo: Associação Pestalozzi realiza ação para orientar como se prevenir contra hepatites virais

Publicado em 28/07/2021, às 11h48
A transmissão das hepatites virais B e C ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez | Foto: Ascom Pestalozzi -

Ascom Pestalozzi

Julho é o mês de luta contra as hepatites virais, e mais uma vez a Associação Pestalozzi de Maceió lança olhos sobre um tema de interesse comum e necessário para a sociedade alagoana.  O Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha foi instituída em 2019 pela Lei 13.802.

LEIA TAMBÉM

A palestra foi conduzida pela Assistente Social do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Novo Despertar, Sheila Mendes, e teve a participação do paciente transplantado Jorge Porto, que contou sua experiência vivida durante o processo de transplante de fígado. Em uma conversa esclarecedora todos os usuários presentes foram orientados sobre como é possível prevenir a doença. 

Para a Coordenadora da Unidade, Marta Ribeiro, “Além de esclarecer muitas dúvidas dos usuários que estavam presentes, todos tiveram ainda, a oportunidade de fazer o teste rápido para hepatites virais em uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde. Esse tipo de ação é sempre um ganho para a instituição, mas acima de tudo para os nossos pacientes”, pontuou.

A hepatite é qualquer inflamação no fígado e alguns fatores podem ser decisivos para desencadear essas inflamações, são eles: o consumo de álcool, o uso de medicamentos e a gordura da obesidade. Quanto às hepatites infecciosas, elas podem ser decorrentes de vírus, fungos e bactérias.

A transmissão das hepatites virais B e C ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez. Vale ressaltar que, para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece o diagnóstico, através dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário