Junny, Bernardo e Katiúscia: a vida nas diferentes fases do Transtorno do Espectro Autista

Publicado em 02/04/2024, às 14h47
-

TNH1/ TV Pajuçara

Junny, Bernardo e Katiúscia. Diferentes idades, diagnósticos e tratamentos distintos mostram as várias faces do autismo, o Transtorno do Espectro Autista, ou TEA.

LEIA TAMBÉM

Neste dois de abril, data que destaca  mundialmente a conscientização para essa deficiência neurológica cada vez mais comum, o repórter Bruno Protásio contou essas três histórias em reportagem especial do Balanço Geral Alagoas, para conhecermos de perto quem são essas pessoas, como chegaram ao diagnóstico e de que forma encaram seus desafios diários.

Do pequeno Bernardo, de apenas 7 anos,às já adultas Katiúscia Viana, terapeuta ocupacional, e Junny Freitas, secretária executiva, cada tem níveis de suporte diferentes, ou seja, com características distintas como a dificuldade de socialização, atraso na fala, problemas com desenvolvimento cognitivo entre outros. 

Diagnosticada já na fase adulta, Katiúscia Viana diz que nunca teve muito filtro social, o que levava a algumas situações constrangedoras. "As vezes chegava alguém com a roupa e perguntava se estava bonita e dizia que não estava, não tá legal". . "Muitas lacunas da minha vida foram preenchidas com o diagnóstico", avalia a terapeuta ocupacional.

Na reportagem, o repórter Bruno Potássio conversou também com a neuropsicóloga Fabiana Lisboa, que explicou pontos como as diferenças entres os níveis de suporte, importância do diagnóstico precoce e acolhimento da família.

As pessoas precisam nos dar tempo para entendermos as coisas, ser claras o suficiente para termos mais independência e possamos conviver nos mesmos espaços de forma mais harmônica. Não querem os tomar o lugar de ninguém, ter mais direitos. Equidade não é privilégio", pontua.

Assista à reportagem completa:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular