Justiça analisa mérito de habeas corpus de Lula nesta terça-feira (30)

Publicado em 30/01/2018, às 14h53

Redação

A Justiça Federal em Brasília marcou para esta terça-feira (30/1) o julgamento do mérito de um habeas corpus (HC) apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pedia a manutenção das atividades do Instituto Lula. A ação foi interposta pelo advogado Cristiano Zanin Martins após decisão do juiz federal Rodrigo Leite: em maio, o magistrado determinou a suspensão das ações da entidade.

LEIA TAMBÉM

Ao determinar a suspensão das atividades do Instituto Lula, o juiz Rodrigo Leite entendeu haver indícios “veementes” de que diversos crimes foram cometidos ou iniciados dentro da entidade.

Já o desembargador Néviton Guedes, ao suspender os efeitos da decisão, argumentou não haver provas de atos ilícitos suficientes para justificar a medida. Ainda de acordo com o magistrado, os danos que a decisão poderiam causar ao ex-presidente e ao instituto dificilmente poderiam ser revertidos.

Zelotes

Nesta segunda-feira (29), a 4ª Turma do TRF-1 deveria analisar o mérito de outro habeas corpus ajuizado pela defesa de Lula. A ação está relacionada ao processo originado pela Operação Zelotes, que apura supostos tráficos de influência cometidos pelo ex-presidente e seu filho Luis Cláudio Lula da Silva, na compra de aviões de caça durante a gestão de Dilma Rousseff.

No pedido, os advogados requeriam o aumento do número de testemunhas que poderiam ser arroladas pela defesa no processo. Em caráter liminar, o desembargador Néviton Guedes deferiu parcialmente o pedido, com a condição de que a defesa comprovasse a imprescindibilidade de tais depoentes. Por recomendação do relator, o processo foi retirado da pauta da 4ª Turma nesta segunda, adiando a análise do mérito do HC.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital Comissão aprova projeto que impede condenados de lucrar com livros e filmes sobre seus crimes