Justiça autoriza exumação de corpo de bebê trocado na maternidade

Publicado em 03/09/2018, às 12h17
Jerlane descobriu a troca dos corpos ao chegar à maternidade | Reprodução / TV Pajuçara -

TNH1

A Justiça autorizou a exumação do corpo do bebê trocado na maternidade do Hospital Universitário (HU), em Maceió, e enterrado por outra família, em um cemitério da cidade de União dos Palmares, semana passada.

LEIA TAMBÉM

Em decisão urgente tomada durante o plantão judiciário no fim de semana, o juiz Anderson Passos concedeu o alvará com a permissão para a exumação do corpo, que já pode ser providenciado pela família da criança.

O caso veio à tona na quinta-feira (30), quando a dona de casa Jerlane da Silva, de 21 anos, foi à maternidade fazer a liberação do corpo da filha, Ana Clara, que morreu dias após o parto.

Ela descobriu que a menina já havia sido sepultada por outra família, ao conversar com o pai de outro bebê, do sexo masculino, que reclamava sobre a possível troca. O homem era Izael Carlos Silva Mendonça, pai do menino Gabriel Gomes de Mendonça, que também havia falecido e permanecia no hospital aguardando liberação.

O erro foi confirmado pela direção do HU, em entrevista coletiva de imprensa na sexta-feira (31), e essa confirmação serviu também de embasamento para a decisão judicial.

“Era uma situação de urgência e não havia maiores dúvidas porque o próprio HU, no processo, relatou o equívoco e a troca das crianças”, informou Passos, ao TNH1.

Com a autorização, a família deve providenciar junto ao cemitério de União dos Palmares e exumação e, em seguida, o fará outro sepultamento.

Ação judicial

A ação foi ingressada pelo Defensoria Pública na sexta-feira, 31, depois que os pais dos bebês procuraram a instituição. A Defensoria pediu a exumação e entrega do corpo da menina para a família, e liberação do corpo do menino para seus familiares, bem como a mudança nas certidões de óbito, a fim de corrigir as informações de sepultamento. A Justiça também autorizou a mudança nas certidões.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar