Justiça concede liminar que proíbe realização de vaquejada em Palmeira dos Índios

Publicado em 11/11/2016, às 10h37

Redação

A juíza da 2ª Vara Cível de Palmeiras dos Índios, Clarissa Oliveira Mascarenhas, concedeu em caráter de liminar uma decisão que determina a suspensão de uma vaquejada que ocorreria no município esta semana, sob pena de aplicação de multa por desobediência de R$ 100 mil, ficando permitidas apenas as apresentações musicais.

LEIA TAMBÉM

A decisão da magistrada atende a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), que alega que o evento promove “maus tratos aos animais”.

A juíza relembrou ainda a decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inscontitucionalidade 4983 que, por seis votos a cinco, entendeu como cruel e maldosa a prática da vaquejada, considerada contrária ao entendimento da Constituição do país.

“O entendimento de privilegiar o equilíbrio e a conservação do meio ambiente em detrimento de manifestações culturais e esportivas, em uma ponderação de normas constitucionais equivalentes”, diz outro trecho da decisão.

Contrários

A Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) emitiu uma nota onde argumenta que a decisão do STF sobre a ADI 4983 ainda não foi publicada e qualquer decisão judicial proibindo o evento é "precipitada".

A nota diz ainda que os conselhos regionais de medicina veterinária de 14 estados, inclusive o de Alagoas, apoiam a realização de eventos desse tipo e que não há fratura da cauda de animais devido ao uso de um protetor, além de regras para evitar que os animais sejam machucados durante o evento.

A nota termina estimando que em Alagoas eventos como a vaquejada geram 11 mil empregos diretos, correspondendo ao 11º setor da economia em geração de emprego.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público 35+ Homem morre afogado em barragem de Coité do Nóia; sobrinho presenciou o caso Carreata do Natal Solidário entrega doações no Sertão de Alagoas Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro